top of page
  • Foto do escritorArnaldo Paes de Andrade

3 razões para você começar a monitorar o ambiente de TI

O ambiente de TI de uma empresa deixou de ser, há bastante tempo, um lugar onde predominam ações corretivas. Em outras palavras, a transformação digital exige que as organizações se antecipem às possíveis falhas que possam gerar instabilidade ou indisponibilidade em seus sistemas. Nesse sentido, é preciso contar com uma equipe de TI capacitada para fazer esse monitoramento preventivo.

Isso se dá por meio de ferramentas que coletam dados e geram diversos relatórios. Dessa forma, os profissionais de suporte conseguem gerar alertas em seus sistemas de monitoramento, de modo a identificar e corrigir quaisquer problemas, desde a incidência de um vírus até problemas que causem Internet lenta, por exemplo.

Quer se aprofundar no tema e entender a importância de monitorar o ambiente de TI da empresa? Continue a leitura e veja 3 razões para você fazer esse monitoramento!

Qual a importância do monitoramento do ambiente de TI?

A tecnologia se tornou indispensável no mundo dos negócios. Nesse sentido, a empresa que consegue se manter operacional a maior parte do tempo terá mais chances de vender e fidelizar os seus clientes. Consumidores estão em busca não só dos melhores produtos e serviços, mas também do melhor atendimento e agilidade na hora de resolver problemas.

O monitoramento proativo do ambiente de TI permite, por exemplo, manter o site da empresa sempre no ar, mesmo com uma grande quantidade de requisições simultâneas. Em relação aos sistemas internos, são realizados procedimentos como:

  1. rotina de backups e atualizações, mitigando o risco de os softwares serem invadidos por criminosos virtuais;

  2. gerenciamento de contas privilegiadas, principalmente as dos gestores, que requerem uma atenção especial, em virtude dos dados sensíveis;

  3. anti-phishing, que consiste em evitar que os usuários acessem páginas falsas e insiram dados que passarão a ser do conhecimento e controle dos hackers.

Acompanhe as subseções a seguir e conheça três das principais vantagens de monitorar o ambiente de TI!

1. Identificação de falhas

Existem diversas falhas que podem comprometer as atividades internas de uma empresa e causar instabilidade dos serviços. O monitoramento constante permite coletar uma série de dados que servirá de base para a identificação dessas falhas de forma proativa, evitando que os sistemas fiquem fora do ar e prejudiquem as rotinas internas e o atendimento ao cliente.

2. Melhora na tomada de decisão

A coleta e tratamento dos dados dentro do monitoramento do ambiente de TI permitem a geração de relatórios com diversas informações. Dessa forma, os gestores passam a tomar decisões de negócios mais acertadas e que terão impacto positivo no negócio. Isso é fundamental no atual cenário, em que as mudanças tecnológicas se dão com grande velocidade, exigindo expertise dos gestores e uma cultura organizacional orientada por dados.

3. Aumento de produtividade

Quando os sistemas, rede e equipamentos de hardware são monitorados, os demais colaboradores da empresa passam a ter menos interrupções no trabalho. Dessa forma, eles passam a ser mais produtivos, uma vez que o tempo dedicado às atividades estratégicas do negócio se tornam maiores.

A produtividade da equipe de TI também aumenta, uma vez que eles passam a se concentrar mais na concepção de novas soluções tecnológicas para a empresa.

O monitoramento do ambiente de TI tem por objetivo se antecipar às possíveis falhas que possam gerar instabilidade ou indisponibilidade dos sistemas de uma companhia. Por isso, é fundamental contar com uma empresa especializada, de modo que tenha profissionais experientes e capacitados para lidar com as ferramentas de monitoramento, promovendo as melhorias que farão a empresa se tornar mais operacional e consolidada dentro do seu ramo de atuação.

Viu como é fundamental fazer o monitoramento do ambiente de TI da sua empresa? Continue em nosso blog e confira 4 dicas para escolher a melhor empresa de TI do mercado!

1 visualização0 comentário

Comentarios


bottom of page