top of page
  • Foto do escritorArnaldo Paes de Andrade

3 tipos de firewall corporativo mais utilizados pelas empresas

Você ainda não trabalha com um firewall corporativo? Essa é uma das principais formas de proteger os dados da sua empresa e garantir que eles não passem por problemas.

Um firewall corporativo atua como uma camada de segurança entre os dispositivos eletrônicos da sua empresa e a internet. Qualquer aparelho, como um computador ou smartphone, pode estar vulnerável ao ataque de hackers caso você não tenha um firewall protegendo o seu tráfego de dados.

No entanto, a escolha do melhor firewall corporativo para o seu negócio é um processo que requer calma e uma boa análise. Você deve considerar as necessidades da sua empresa, as funcionalidades oferecidas e o seu orçamento de tecnologia antes de tomar uma decisão.

Qual a importância de um firewall corporativo?

Cada vez mais as empresas dependem da tecnologia para realizarem as suas atividades. Se antes as montanhas de arquivos de papel eram rotina, hoje, eles são digitais e ocupam espaço em servidores na nuvem e locais.

Certamente faz parte da rotina da sua empresa o armazenamento e o acesso a informações de alta importância, como relatórios de mercado, dados de clientes e outros. Se esses arquivos estiverem vulneráveis, um vazamento pode ser desastroso. 

Para evitar que problemas como esse ocorram, toda empresa precisa contar com um sistema de firewall corporativo. Com ele, será possível filtrar e monitorar todo o tráfego realizado na rede da sua organização, evitando ameaças de fora e vazamentos de dentro.

Quais são os tipos de firewall corporativo mais utilizados?

A melhor forma de saber por onde começar na sua busca pelo melhor firewall corporativo é analisar o que a maioria das empresas utiliza. Existem soluções que entregam diferentes níveis de funcionalidades, mas nem sempre a mais robusta é a melhor escolha. Em vez disso, você precisa considerar quais são as suas necessidades.

Quer saber mais? Confira a seguir os 3 tipos de firewall corporativo mais utilizados pelas empresas.

1. Next Generation Firewall

Um firewall corporativo do tipo Next Generation Firewall (NGF) é uma ótima escolha para a empresa com necessidades que vão além de um simples firewall.

Com esse tipo de solução, você passa a ter um maior controle sobre o tráfego da rede da sua organização. Isso ocorre a partir de uma seleção mais granular das conexões, combinando a filtragem de acessos à detecção de ameaças em várias camadas.

Dessa forma, pode-se dizer que o NGF é a opção mais indicada para empresas com políticas de acesso e gerenciamento de dados com características especiais.

2. Unified Threat Management

Também conhecido pela sigla UTM, o Unified Threat Management é uma opção que proporciona mais produtividade e praticidade para a empresa.

A principal característica dele é concentrar várias funcionalidades de gestão e implantação em sua plataforma. Ou seja, costuma contar com recursos como antivírus, proteção anti-spam, análise em tempo real, entre outros.

Essa é uma alternativa bastante vantajosa para obter mais valor de uma solução de firewall que vai além da funcionalidade de proteção de rede.

3. Firewall Linux

Para as empresas que não podem investir muito em uma solução de firewall corporativo, mas, ainda assim, querem proteger as suas conexões, o Firewall Linux é uma excelente alternativa.

Nessa modalidade, o firewall é executado usando o sistema Linux, sendo capaz de administrar as principais ameaças que podem vir por diferentes portas e protocolos.

No entanto, isso não significa que seja uma alternativa limitada. Se você ou o seu setor de TI tiverem a expertise, é possível personalizar o funcionamento do seu firewall para atender a demandas mais específicas.

Agora que você já sabe quais são os tipos de firewall corporativo mais utilizados pelas empresas, pode começar o seu processo de decisão. Leve em conta quais são as principais funções de que você necessita em seu negócio e avalie as alternativas disponíveis no mercado para colocar a segurança em primeiro lugar em sua empresa.

Falando em proteção de dados, continue aprendendo sobre o tema conferindo este artigo do blog sobre como contar com a melhor solução de antivírus corporativo.

0 visualização0 comentário

Comentarios


bottom of page