top of page
  • Foto do escritorArnaldo Paes de Andrade

5 dicas de como manter a segurança no home office

Devido ao momento atual, muitas empresas ao redor do mundo estão com as suas equipes trabalhando diretamente de casa. Essa mudança radical tem impactos em diversos aspectos da vida corporativa, sendo que um deles deve estar entre as suas prioridades: a segurança no home office.

Sair de um ambiente altamente controlado para passar a trabalhar de casa também representa o surgimento de uma série de riscos para a segurança da informação. Se antes as empresas tinham que se preocupar apenas com o escritório, agora as casas de todos seus funcionários precisam entrar nessa conta.

Trabalhar em home office pode ser altamente benéfico para a produtividade das suas equipes nesse período adverso. No entanto, é preciso tomar alguns cuidados para que a falta de segurança no home office de alguns funcionários não comprometa a integridade dos dados da sua empresa.

Conheça a seguir 5 dicas de como manter a segurança no home office.

1. Troque mensagens usando plataformas corporativas

A comunicação digital entre as equipes está mais importante do que nunca neste momento. Portanto, parte da sua preocupação com a segurança no home office deve estar nas informações enviadas e recebidas pelas suas equipes.

Para que isso não seja um problema, é fundamental usar plataformas corporativas, que são feitas para esse fim. Verifique se enviam mensagens criptografadas e se contam com medidas de prevenção contra acessos não autorizados aos dados.

Dentre as que podemos destacar, existe o Microsoft Teams, Google Hangouts, Skype, Telegram, entre outras.

2. Utilize senhas fortes em seus acessos

Ter boas senhas é algo fundamental para a segurança no home office, já que ela é uma barreira capaz de impedir o acesso de pessoas não autorizadas às informações da sua empresa. Ou seja, elas precisam ter caracteres maiúsculos e minúsculos, símbolos, números e não serem fáceis de adivinhar.

Isso vale para as diversas contas que a equipe utiliza no trabalho, desde o e-mail até o acesso ao próprio computador. Afinal, ela precisa não só deter o uso de outras pessoas da casa como também de potenciais invasores da Internet. 

3. Mantenha antivírus e firewall atualizados

Todos os dias podem surgir novas ameaças capazes de comprometer a segurança no home office. É por isso que você e as suas equipes precisam se certificar de que os softwares de antivírus corporativo e firewall estejam não só instalados adequadamente como também atualizados.

A maioria desses sistemas conta com uma funcionalidade de atualização automática, que deve ser mantida ligada. Procure também ativar o recurso de verificações periódicas, assim é possível verificar a existência de vírus de forma contínua.

4. Realize backups regularmente

Falar de segurança no home office também tem a ver com garantir que os dados da sua empresa não sejam perdidos. A realização de backups regulares permite que você possa sempre contar com os seus arquivos mesmo no caso de erros ou perdas.

Existem várias soluções no mercado que oferecem essa facilidade, mas é recomendado trabalhar com aquelas que possibilitam o backup com armazenamento na nuvem. Assim, as suas informações ficam protegidas e facilmente acessíveis quando você precisar.

5. Tome cuidado com ataques de phishing

Ataques de phishing se passam por mensagens legítimas para roubar dados das pessoas. Isso pode ser ainda mais grave ao se tratar das informações de uma empresa, que abriga desde dados estratégicos dela mesma até de clientes.

Para se prevenir contra ataques de phishing, é preciso ter equipes treinadas a suspeitar de quaisquer mensagens que apareçam. É importante evitar clicar em qualquer link não verificado e sempre ter atenção ao usar navegação segura.

Adotar boas medidas de segurança no home office garantirá que a sua empresa continue prezando pela integridade de seus dados mesmo com o time estando distante. Usar ferramentas de qualidade nesse processo é fundamental, especialmente aquelas especializadas em anywhere office como a 4biit.com através do conjunto de soluções Empresa + Inteligente.

Quer saber mais sobre como a 4biit.com pode auxiliar na sua transição para o home office? Entre em contato conosco pelo site!

1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page