top of page
  • Foto do escritorArnaldo Paes de Andrade

Antimalware: confira 4 softwares de proteção e remoção de malware

Com as empresas cada vez mais dependentes de seus ativos de TI devido à transformação digital, a preocupação com a segurança cibernética tende a se tornar uma prioridade na gestão. Os dados estão entre os ativos mais valiosos das corporações, e a forma como eles são captados e processados precisa ser definida de forma criteriosa.

Os malwares estão entre essas preocupações, afinal, estamos falando de softwares maliciosos. Ou seja, um programa que parece ser legítimo, com funcionalidades que podem até ser úteis em algum momento, mas que, no background, age de forma nociva ao computador, infectado e despejando vírus, cavalos de Tróia e spyware entre outros. 

Para evitar esse tipo de ataque, é de suma importância que a empresa tenha um bom antimalware. Neste post, vamos apresentar os 3 principais — confira!

1. Bitdefender

O Bitdefender GravityZone é uma solução de segurança com o melhor desempenho de prevenção, detecção, bloqueio e remoção de vírus/malware e com uso eficiência de recursos, usando técnicas comprovadas de aprendizado de máquina, análise comportamental e monitoramento contínuo dos processos em execução.

O GravityZone fornece alto desempenho e proteção ao mesmo tempo em que oferece gerenciamento centralizado via nuvem ou usando um servidor local (on-premises).

É o antivírus com o maior número de computadores instalados, pois serve como base para outras empresas que “embarcam” sua solução, como a GoTo, antiga LogMeIn.

Além de ser extremamente leve para o sistema operacional, possui um gerenciamento em nuvem com deteção de ameaças e a possibilidade de configurar ações pré-definidas em caso de infecção, protegendo ainda mais a sua rede corporativa.

2. Avast

Um dos antivírus mais populares do mercado, o Avast tem soluções para todos os bolsos, desde o empreendedor iniciante — que ainda não tem como investir em uma solução paga —, até médias e grandes empresas, que podem optar por um dos planos pagos que oferecem excelente custo-benefício.

Um dos diferenciais do Avast é sua capacidade de rastrear, encontrar e eliminar malwares de dispositivos, além do monitoramento em tempo real que age de forma preventiva contra ameaças futuras.

Boa parte dos recursos de proteção podem ser acessados na versão gratuita, incluindo a varredura no sistema para encontrar possíveis problemas. Além da proteção contra malwares, o Avast apresenta funcionalidades extras, como VPN e dispositivos de segurança para proteger dados sensíveis em transações bancárias.

3. Norton Antivírus

Outro antivírus bastante tradicional é o Norton, que está no mercado há mais de 30 anos — desde 1991. Um dos diferenciais desse software é o seu banco de dados com informações sobre os principais malwares, que dá a base para que ele faça a detecção e remoção dos softwares mais sorrateiros e sofisticados. 

Além do combate aos malwares, o Norton oferecer outro recursos de segurança, dos quais se destacam:

  1. armazenamento criptografado;

  2. proteções de webcam (para PC);

  3. Rede Privada Virtual (VPN);

  4. gerenciador de senhas;

  5. proteção antiphishing;

  6. firewall de rede.

É possível adquirir as licenças do Norton em três versões de assinatura: o 360 Standard, que garante a proteção de apenas um dispositivo; o 360 Deluxe, que expande a proteção para 5 aparelhos, com 50 Gb de armazenamento; e o 360 Premium, que garante a proteção de até 10 máquinas, além de disponibilizar 75 Gb de armazenamento.

4. McAfee

Outra excelente solução para a proteção da sua empresa contra os malwares é o McAfee Total Protection, um software que faz o rastreamento e a remoção dos malwares com o auxílio de inteligência artificial. 

Um dos diferenciais dessa ferramenta é sua disponibilidade para dispositivos móveis. Como as empresas estão aderindo à mobilidade empresarial, esse recurso se torna cada vez mais importante.

Além disso, ao escolher o antimalware da McAfee, o usuário contará com recursos como:

  1. proteção Wi-Fi (Segurança de Rede Doméstica);

  2. exclusão permanente de arquivos;

  3. ferramentas de ajuste do sistema;

  4. gerenciador de senhas;

  5. proteção antiphishing;

  6. firewall;

  7. VPN.

Esperamos que, após a leitura deste post, você tenha entendido o que é malware e os principais softwares que podem ajudar a remover e a prevenir esse tipo de ataque. É importante ficar sempre atento a mudanças bruscas de comportamento de sua máquina, como lentidão, travamentos, aparecimento de pop ups ou janelas inesperadas ao iniciar etc. 

Quanto mais cedo você identificar o problema, menos estragos o componente malicioso trará. Além disso, nunca faça download de softwares suspeitos, desconhecidos ou de fontes duvidosas. Procure sempre por desenvolvedores confiáveis e por páginas oficiais dessas empresas.

Gostou das nossas dicas sobre antimalware? Então, curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de todas as nossas novidades!

1 visualização0 comentário

Commentaires


bottom of page