top of page
  • Foto do escritorArnaldo Paes de Andrade

Como a automatização de processos melhora a produtividade da empresa?

A automatização de processos é cada vez mais adotada nas organizações como forma de garantir mais excelência e agilidade no dia a dia. Faz parte do processo de adoção da transformação digital nos negócios e pode trazer uma série de benefícios para as empresas.

Um dos principais pontos benéficos é a possibilidade de potencializar a produtividade no ambiente interno, permitindo alcançar mais facilmente os objetivos e metas traçados no planejamento estratégico, bem como levar a uma gestão de TI mais eficiente.

Vamos mostrar a seguir como isso ocorre e tirar suas dúvidas sobre o tema. Boa leitura!

Oferece padronização

Um dos principais pontos que aumentam a produtividade por meio da automatização de processos é a padronização daquilo que está sendo feito internamente no seu negócio. Isso é fundamental, principalmente, para evitar retrabalho ao transitar tarefas entre setores.

Por exemplo, a transição dos relatórios dos setores de desenvolvimento e operações de TI precisa ser padronizada. Caso métricas não dialoguem entre si, ou então os relatórios tenham modelos diferentes, será preciso fazer diversas adaptações, o que gera retrabalho.

Por meio da automatização de processos é possível delegar a criação para soluções que realizarão esse processo de forma automatizada, com um padrão específico da empresa. Assim, as informações entre os setores poderão fluir de melhor forma e gerar informações consistentes que, de fato, podem ser úteis para todos os setores.

Diminui perdas

Erros, falhas e necessidade de retrabalho podem gerar perdas reais de rendimento para seu negócio. Quer ver um exemplo disso? Uma empresa trabalha com venda de produtos. Devido a problemas com erros e baixa produtividade, o produto pode sair com um considerável atraso do estoque.

Mas, diante disso, o cliente pode cancelar a compra ou não voltar a fazer novos negócios com a sua empresa. Com isso, você pode perder grandes oportunidades. Com a automação, esses riscos são consideravelmente diminuídos.

Além disso, falhas no preenchimento de documentos pode levar a perdas financeiras. O tempo para a resolução da situação pode ser longo e, nem sempre, conseguir solucionar a questão.

Proporciona a integração em tempo real

As empresas estão cada vez mais inteligentes e integradas e, portanto, a comunicação entre as áreas precisa ser feita de forma consistente, a fim de gerar um fluxo fluido entre os setores. A automatização, assim, quando implementada, permite que esses dados estejam disponíveis para todas as áreas em tempo real.

Além disso, os sistemas que geram a automação de processos podem realizar a análise conjunta de dados entre setores, promovendo uma visão holística da organização. Com isso, os gestores conseguem acompanhar os resultados em tempo real, avaliando quais são os pontos que precisam de intervenção pontual imediata e o que deve ser mexido a longo prazo.

Torna os processos mais eficientes

Quando a organização adota a automação, consegue gerar processos mais eficientes em diversos níveis. Em primeiro lugar, diminui possíveis erros humanos que podem ocorrer nas funções internas.

Por exemplo, um dado digitado errado no setor financeiro pode causar resultados desastrosos. Por meio da automação, esse preenchimento pode ser feito imediatamente, por meio de um input, minimizando o risco desse problema.

Além disso, os processos automatizados podem ser realizados 24 horas, 7 dias por semana. Sendo assim, se você deseja começar a trabalhar com ciência de dados para tornar a sua empresa mais inteligente, o sistema poderá coletar as informações, analisá-las e gerar relatórios imediatamente. Sendo assim, os seus colaboradores terão tudo o que precisam para realizar suas funções com eficiência e produtividade.

A automatização de processos é o primeiro passo para uma empresa mais moderna e capaz de não só atender, mas superar as expectativas do seu público. Com isso, a tendência é que os resultados consigam ser alavancados e gerem um ambiente de excelência em seu negócio, bem como reduzam custos internos.

Dentro da 4biit.com utilizamos a automação cada vez mais e com isso o nosso trabalho fica mais fluído e gerencial, liberando mais tempo para pensarmos em novos projetos e na evolução das Empresas + InteliGENTEs. Desde o recebimento de um ticket até a aplicação da solução, tudo é documentado e aprendido pelo sistema e sua inteligência artificial, nos dando uma previsibilidade do que pode acontecer e quando.

Lembre-se: Utilizar a automação de processos é uma forma de você ter mais tempo para focar no crescimento do seu negócio e fazer com que a sua operação seja mais produtiva e confiável, aumentando ainda mais a competitividade do seu negócio.

Além da automação, é possível reduzir custos internos com outras ações. Saiba mais e tire suas dúvidas.

0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page