Você já parou para pensar como pode melhorar os resultados da sua empresa? Nos últimos anos, negócio escalável é um dos termos mais utilizados no universo do empreendedorismo, por ser uma estratégia que utiliza o potencial dos avanços tecnológicos para desenvolver as soluções ideais.
Escalabilidade nada mais é do que a capacidade que uma organização possui para se adaptar às transformações do mercado e da economia, gerando mais competitividade, inovando seus processos e atendendo às necessidades dos clientes.
Dessa forma, negócio escalável se refere a uma estratégia utilizada por empresas que oferecem diferenciais, como valor agregado para ampliar a receita e reduzir os custos proporcionalmente. Porém, como aplicar isso na prática?
Ao longo deste artigo, você vai descobrir as principais características que todo negócio escalável precisa ter, a fim de saber como utilizar essa estratégia em sua organização. Boa leitura!
O que é ter um negócio escalável e qual é a importância dessa estratégia?
Antes de partir para as particularidades do negócio escalável, é importante conhecer o significado do conceito e entender a sua importância.
A escalabilidade conta com duas abordagens: a vertical, que adiciona mais recursos à estrutura que já funciona; e a horizontal, que visa realmente aumentar toda a infraestrutura da empresa.
Tanto na abordagem vertical quanto na horizontal, ter um negócio escalável significa explorar o potencial de desenvolvimento da sua organização, multiplicando o faturamento obtido sem aumentar as despesas na mesma proporção. Ou seja, uma empresa que conta com escalabilidade consegue aumentar os clientes, vender mais e ter menos custos de produção.
A partir dessa estratégia, você consegue garantir diversos benefícios fundamentais para ampliar as oportunidades do seu negócio, como:
alcance das metas de forma mais rápida e prática;
tomadas de decisões mais assertivas;
aumento da produtividade da equipe;
desenvolvimento sustentável;
mais facilidade para expandir a empresa;
geração de competitividade;
eficiência na logística;
melhorias na imagem da marca;
aumento do valor de mercado;
mais saúde financeira e menos preocupações.
Quais são as características de um negócio escalável?
Agora que você já entendeu o significado e a importância da escalabilidade, confira as 3 características que um negócio escalável possui.
1. Retenção de clientes
Fidelizar clientes é um processo que demanda tempo, mas se torna mais fácil por meio da estratégia de escalabilidade. Devido à consistência da estratégia, o negócio tende a atender às demandas do público com mais eficácia.
Outro ponto positivo de efetuar a retenção dos clientes, oferecendo uma boa experiência de compra, é reduzir as despesas com CAC (Custo de Aquisição do Cliente), obtendo mais rentabilidade a longo prazo.
2. Redução de despesas
Visto que o negócio escalável garante o aumento de lucros sem contar com o aumento de custos, de forma proporcional, a análise dos dados faz com que as despesas com manutenção e suporte também diminuam bastante, proporcionando melhor preparo para lidar com possíveis imprevistos no futuro.
Um fator que também faz parte da escalabilidade e auxilia na redução de custos é a padronização dos produtos ou serviços, gerando mais vendas com facilidade e sem aumentar os investimentos com a produção.
3. Automação de processos
Segundo uma pesquisa da consultoria Brain & Company, três a cada quatro executivos pretendem aumentar os investimentos em automação, a fim de reduzir custos, identificar clientes, analisar dados financeiros e garantir a expansão para novos segmentos de consumidores.
Agora, você já sabe o que fazer para otimizar os processos e lucros da sua empresa! Esperamos que este post tenha ajudado você a entender a importância e conhecer as principais características de um negócio escalável.
Para saber mais informações e descobrir como garantir todos os benefícios da escalabilidade, fale com a nossa equipe. Estamos preparados para lhe ajudar em sua jornada de sucesso!
Comments