top of page
  • Foto do escritorArnaldo Paes de Andrade

Confira as melhores dicas para monitorar trabalho remoto!

Apesar de permitir a continuidade das atividades da empresa sem precisar estar no espaço físico do escritório, o trabalho remoto também traz uma parcela de desafios. Saber como vencê-los será determinante para manter a produtividade do seu time.

Nem todo mundo está acostumado a trabalhar de casa. A dinâmica do escritório presencial pode fazer falta para quem se encaixa nessas condições, sendo necessário fazer alguns ajustes na forma como todos atuam para evitar problemas.

Uma das formas de fazer isso é monitorando o trabalho remoto. Com os hábitos e ferramentas mais adequados, será possível garantir que todas as atividades sejam realizadas com a mesma eficácia de um time presencial.

A seguir, estão destacadas as melhores dicas para monitorar trabalho remoto em sua empresa. Confira!

Realize reuniões periódicas

Para monitorar trabalho remoto com eficácia, você precisa contar com mecanismos que permitam acompanhar de perto a evolução dos projetos em que as suas equipes estão trabalhando. A solução para isso é a realização de reuniões periódicas.

Você pode combiná-las de forma diária ou em dois períodos por dia, com a intenção de todos se atualizarem em relação ao status de seus projetos. Esse também pode ser o momento para levantar problemas que surgirem e recomendar ações para resolvê-los.

Monitore indicadores de desempenho

Uma equipe que não está rendendo o quanto deveria no trabalho remoto certamente mostra reflexos disso em certas métricas de desempenho. Portanto, parte da sua estratégia para conter esse problema deve envolver o acompanhamento dos indicadores certos.

Antes de começar, estabeleça quais métricas de desempenho serão importantes. Leve em consideração quais são os objetivos das suas equipes e olhe para os indicadores mais apropriados. Depois, faça levantamentos periódicos para traçar uma evolução ao longo do tempo.

Elimine barreiras de produtividade

No trabalho remoto, muitas dificuldades podem surgir que não existiam no contexto presencial. Essas barreiras podem impactar negativamente na produtividade do seu time, por mais que ele tenha a intenção de ser eficiente.

Para isso, o segredo é ouvir suas equipes. Busque saber quais são as principais dificuldades que elas estão enfrentando para conseguir o que precisam para completar seus projetos de forma remota, e trabalhe para eliminá-las.

Utilize boas ferramentas de comunicação interna

Um trabalho remoto mal conduzido geralmente é piorado ainda mais quando há uma comunicação ineficiente. Poder interagir com os colegas, trocar informações e enviar arquivos é essencial para a condução de qualquer atividade, seja presencialmente ou remotamente.

Portanto, reserve uma parte do seu tempo para pesquisar por boas ferramentas de comunicação interna para adotar com o seu time. O objetivo é que, mesmo a equipe estando distante, ela possa se sentir mais próxima com o uso desses recursos.

Use softwares especializados

A tecnologia evoluiu o suficiente para que possamos contar com bons softwares que conseguem aproximar integrantes de várias etapas de um projeto para atuarem de forma mais eficaz, mesmo estando longe. É por isso que você deve considerar a contratação de um software especializado em trabalho remoto.

Um dos destaques dessa possibilidade é a segurança. Lembre-se de que, no trabalho remoto, os projetos da sua empresa podem estar comprometidos se a conexão dos seus times não for segura ou tiver vulnerabilidades.

Ao seguir as dicas acima, será possível monitorar o trabalho remoto de maneira a aprimorar os resultados da sua empresa mesmo com o seu time não estando acostumado a essas condições. Contar com equipes remotas é algo que pode ser altamente benéfico se as estratégias certas são aplicadas, então, experimente fazer essas mudanças e fique de olho nos seus resultados.

Quer continuar por dentro de mais dicas de produtividade como essas? Basta cadastrar o seu e-mail no blog e receber a nossa newsletter periodicamente!

1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page