Um dos grandes benefícios que a transformação digital trouxe para as empresas é o acesso remoto, que permitiu que todos os processos, as decisões, os reparos e as análises, entre outras ações, pudessem ser realizados fora da empresa. Se antes não havia a possibilidade de um colaborador acessar remotamente o seu software de trabalho, hoje já é possível a uma empresa contar com uma equipe de suporte a distância.
As empresas que não contam com uma equipe de TI interna precisavam recorrer ao help desk, que geralmente era feito por telefone ou por visitas, com o técnico se deslocando até a empresa para realizar os reparos. Assim, quando um computador apresentava problemas, se não fosse possível resolvê-los com o técnico dando instruções via telefone, a máquina ficava inutilizada até a visita desse profissional.
Considerando esse cenário, neste post, vamos entender como funciona um suporte a distância e quais são os benefícios de contar com ele. Confira!
1. Possibilita um suporte contínuo
Se antes as empresas precisavam de suporte de TI esporadicamente, ou seja, apenas quando tinham um problema, atualmente há uma necessidade de um apoio contínuo e proativo, que identifique os problemas antes que eles se tornem uma “bola de neve”.
O suporte remoto permite que a empresa terceirizada monitore a infraestrutura de TI das empresas 24 horas por dia, diariamente, automatizando uma série de processos, como backups, atualizações e hierarquização dos tickets (chamados de suporte).
Além disso, a maioria dos problemas serão resolvidos de forma remota, em primeiro ou segundo plano. Ou seja, raramente a empresa ficará com os computadores inativos por um grande período de tempo.
2. Reduz tempo e custos
Outro benefício que o suporte remoto entrega é a redução de tempo e custo, seja pela agilidade na resolução dos problemas — que, na maioria das vezes, podem ser resolvidos sem a necessidade de visitas —, seja pelo fato de a empresa não precisar manter uma equipe de TI, deixando de se preocupar com os custos trabalhistas e com uma área que não é o core business da corporação.
Uma equipe interna — além de desviar o foco do gestor, que passa a ter que se preocupar com o retorno que esses colaboradores entregarão — terá que lidar com o fato de que eles ficarão a maior parte do tempo ociosos. Já com um parceiro terceirizado, a empresa passa a pagar pelos serviços que utilizar, sendo que os custos são diluídos entre os seus clientes, tornando o preço mais competitivo.
Para mais informações sobre terceirização na área de TI, temos um post explicando tudo isso, basta clicar aqui.
3. Possibilita o ganho de produtividade
Com os problemas sendo resolvidos de forma mais rápida — e, na maioria das vezes, de forma preventiva, sem que se tornem um problema maior —, a empresa não para e há uma ganho enorme de produtividade, que será refletido diretamente no aumento de receita devido o aumento da disponibilidade das ferramentas utilizadas pelos colaboradores.
Como vimos, o suporte a distância de TI não é mais uma tendência ou diferencial: é uma necessidade das empresas que querem se manter competitivas na transformação digital. Temos que lembrar que todos os benefícios só serão alcançados se a companhia contar com um parceiro terceirizado que entregue um bom serviço e com gestores abertos às mudanças.
Pra finalizar, esse parceiro precisa contar com uma ferramenta de suporte remoto que só seja ativada com a autorização do cliente e que toda a intervenção dessa empresa com o cliente fique gravada para auditorias futuras, com a finalidade de manter total transparência na prestação dos serviços. Se algumas rotinas de segurança corporativa como antivírus corporativo e atualizações de softwares em segundo plano puderem ser realizadas, você está com o parceiro ideal na área de TI.
Gostou do post? Então, assine a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas novidades.
Comments