top of page
  • Foto do escritorArnaldo Paes de Andrade

Conheça os 4 desafios de segurança das informações nas empresas

Você já se perguntou por que a segurança das informações nas empresas é tão importante? Se tem algo que todo gestor aprende rapidamente é que, para que um negócio seja bem-sucedido, ele precisa mais que oferecer produtos e serviços pelos quais o consumidor procura.

Para conseguir isso, uma empresa pode investir em sistemas, processos e estratégias que vão ajudá-la a se destacar. Interagir com esses sistemas no dia a dia gera informação relevante para a competitividade da organização.

Manter essas informações longe dos olhos de terceiros é o papel da segurança das informações na empresas. O campo enfrenta muitos desafios, e saber como superar cada um deles fará toda a diferença no seu desempenho. Conheça mais sobre esses desafios nos tópicos abaixo!

1. Proteger os dados de clientes e usuários

Recentemente, foi aprovada no Brasil a Lei Geral de Proteção de Dados, que reúne as principais diretrizes para que uma empresa possa manipular dados de clientes sem colocá-los em risco. Entre suas principais delimitações está a confidencialidade dos dados do cliente e a transparência das informações.

O desafio para os departamentos de TI, que já era enorme — manter as informações de clientes atualizadas e seguras —, tornou-se ainda maior com a necessidade de definir como os dados serão utilizados e explicar isso para o cliente antes mesmo de coletá-los.

Um bom framework de segurança vai ajudá-lo a superar esse desafio. Considere a família de normas ISO 27000, o framework NIST Cybersecurity e o COBIT como nortes para garantir a confidencialidade de dados de clientes, parceiros e usuários.

2. Mapeamento de riscos

Cada empresa enfrenta riscos diferentes a sua cibersegurança. Enquanto algumas delas estão muito vulneráveis, por exemplo, a ataques de hackers ou esquemas de phishing, outras devem se preocupar com a segurança das informações em outras áreas do negócio.

Por isso, o mapeamento de riscos é um dos principais desafios da TI moderna. Fazer um apanhado preciso das áreas mais arriscadas do negócio é tão fundamental para prevenir ataques quanto atualizar sistemas e utilizar software antivírus e antimalware.

3. Ataques de hackers

Se até pouco tempo atrás hackers se concentravam em roubar informações financeiras, hoje eles têm outras estratégias de atuação nas redes que são igualmente perigosas.

Ataques como os ransomwares, que congelam a sua empresa e removem o acesso aos sistemas de que ela dispõe no dia a dia para ser mais competitiva, são um exemplo de como os cibercriminosos vêm atuando nos últimos anos.

Manter uma boa barreira de segurança, fazer check ups regulares em busca de malware e ter backups atualizados de toda a sua rede são as principais estratégias para evitar que ataques gerem prejuízo para o seu negócio.

4. Bring Your Own Device

O Bring Your Own Device é uma tendência recente. Nela, funcionários são autorizados a trabalhar com os próprios equipamentos e trazê-los para as dependências da empresa.

Como a TI não é responsável por autorizar cada dispositivo, verificar seus updates de segurança ou checar se estão infectados, os dispositivos do BYOD podem ser um risco para a segurança da informação.

Há estratégias para combater isso e todas elas começam com uma política compreensiva de BYOD. Nessa política, seu negócio estabelecerá as regras que devem ser respeitadas pelos colaboradores para coibir invasões, ataques ou vazamento de informação. O monitoramento de redes é outro recurso valioso para a implementação do Bring Your Own Device.

Segurança das informações nas empresas é um fator que influencia bastante no sucesso dos negócios. Quando uma equipe trabalha em ambiente seguro, ela tem mais facilidade em colaborar, compartilhar informação e gerar valor para o negócio.

Por isso, esteja sempre atento a esse aspecto da sua gestão. Atualize-se sobre os temas mais relevantes em segurança das informações nas empresas e use as dicas que aprendeu aqui para tornar o seu negócio mais seguro agora mesmo.

Gostou de conhecer os principais desafios de segurança das informações nas empresas? Compartilhe este artigo em suas redes sociais!

0 visualização0 comentário

Comentários


bottom of page