top of page
  • Foto do escritorArnaldo Paes de Andrade

Descubra as vantagens da aplicação da tecnologia no trabalho

A imensa maioria das empresas conta com algum tipo de tecnologia em sua estrutura. Afinal de contas, ela se tornou essencial para manter o contato com clientes e parceiros e para expandir as oportunidades de negócio.

No entanto, nem todas as empresas visualizam as possibilidades de crescimento que o investimento mais profundo em tecnologia no trabalho pode proporcionar. Pensando nisso, preparamos um post especial com alguns exemplos de aplicação de soluções digitais para otimizar resultados empresariais. Confira!

Automação de processos

Tecnologias como o Microsoft 365 (Como todos os pacote de aplicativos do Office que possuem inteligência artificial) facilitam a automação de processos e atividades rotineiras do negócio. Esse tipo de solução integrada minimiza os erros humanos, já que é programada de modo a cumprir um padrão de excelência definido pela própria empresa contratante.

Além disso, a contratação de um suporte especializado de TI também ajuda os gestores a estabelecer trabalhos que podem ser automatizados. Isso libera os colaboradores de tarefas puramente manuais — assim, eles podem se concentrar em atividades mais desafiadoras e ligadas às atividades-fim do negócio.

Acessibilidade e disponibilidade

“Caso os meus sistemas não sofressem tantas paralisações e interrupções, produziríamos ainda mais!”. Essa frase está na cabeça de muitos gestores, que se desdobram para descobrir meios de manter a acessibilidade e a disponibilidade das suas soluções tecnológicas.

Com a aplicação de tecnologia de ponta nas empresas, fica mais fácil manter a disponibilidade dos programas e garantir a produtividade dos seus colaboradores. Contar com parceiros externos e especialistas em TI também é muito importante para conhecer soluções que estejam de acordo com as necessidades e preferências da organização.

Escalabilidade e inteligência competitiva

Soluções tecnológicas como a computação em nuvem são escaláveis, isto é: é possível contratar um pacote maior caso a demanda dos clientes aumente, sem precisar paralisar os trabalhos ou esperar por um longo período de manutenção.

Essa capacidade de contratar novos serviços de acordo com a expansão dos negócios é essencial para conseguir inteligência competitiva. Como todo gestor almeja ter mais clientes, é importante garantir que a empresa esteja bem preparada para elevar a sua produtividade sem sacrificar a qualidade dos produtos.

Maior controle de qualidade

Quando falamos em controle de qualidade, podemos citar a otimização dos processos e a introdução de tecnologias específicas para garantir uma vantagem competitiva para as empresas. Dessa forma, as soluções digitais atualizam as práticas atuais e fazem com que a empresa entregue produtos finais mais sofisticados.

Com a tecnologia, fica mais fácil acompanhar indicadores e visualizar o progresso da empresa como um todo. Além disso, soluções na nuvem agilizam o compartilhamento e a consulta aos arquivos, o que gera mais produtividade para o negócio.

Soluções modernas, como o Microsoft 365, ainda ajudam a integrar a equipe e tornar a rotina do escritório mais eficiente. Já tecnologias como o Microsoft Azure proporcionam a capacidade de autenticação e acesso aos computadores de qualquer lugar, além de mais qualidade no backup de arquivos.

Essa capacidade de gerar mais eficiência e agilidade se tornou ainda mais importante com a pandemia do coronavírus. Isso porque, com tecnologias que facilitam a mobilidade corporativa, a empresa não perde qualidade mesmo com o trabalho remoto.

Segurança para os seus sistemas

Ok, você usa computadores e dispositivos móveis em sua empresa. A conexão à Internet é boa. Contudo, você protege os seus sistemas de forma efetiva? Conhece as consequências de um ataque de ransomware e os danos que um vazamento pode causar à reputação do negócio?

Adotar a tecnologia de forma mais profunda na empresa é garantir que o negócio vá além da simples adoção de computadores e internet rápida para fazer negócios. Dessa forma, você passa a contar com antivírus de alto nível, atualizações de sistema operacionais, backup em nuvem e outras formas de manter os seus arquivos intactos.

Muitos gestores subestimam o poderio dos hackers, mas é importante destacar que eles são pessoas com um alto conhecimento de tecnologia. Proteger os seus sistemas e adotar práticas cautelosas, como o monitoramento de rede, são ações fundamentais para dificultar a ação desses indivíduos.

Facilidade no compartilhamento de arquivos

Antes da tecnologia de ponta se tornar acessível a empresas de diferentes segmentos e portes, como era feito o compartilhamento de arquivos? Se o documento fosse bastante pequeno, era até possível enviar pelo e-mail. Mas e nos outros casos?

Geralmente, um colaborador, interno ou externo, era designado para se deslocar até outro lugar. Depois da computação em nuvem, tudo isso ficou para trás. Isso porque essa tecnologia permite o arquivamento, o compartilhamento e a consulta otimizada aos arquivos — até mesmo os documentos maiores.

Além disso, a tecnologia é escalável: isso significa que a empresa pode contratar um serviço de acordo com a sua demanda e as suas preferências. A manutenção do sistema também é feita por colaboradores terceirizados. Isso dispensou a necessidade de manter discos rígidos e pendrives, facilmente extraviáveis, nas dependências da empresa

Foco no core business

Você já teve a impressão de que os seus colaboradores mais talentosos perdem muito tempo resolvendo pendências puramente operacionais? Como seria se certas tarefas burocráticas pudessem ser devidamente automatizadas, não é mesmo?

A tecnologia proporciona a oportunidade de que as próprias máquinas cumpram o trabalho repetitivo — afinal, como vimos no primeiro tópico, a automação de processos é um dos benefícios. Isso faz com que as empresas possam retirar colaboradores de alto nível dessas tarefas e alocá-los em trabalhos mais desafiadores, que agreguem valor direto ao core business da organização.

Além disso, os próprios colaboradores ganham em eficiência com a implementação de soluções digitais de alto nível e até mesmo com uma rotina de atualizações de programas. Imagine que o seu negócio tenha que paralisar as atividades por horas por conta de uma programação falha de updates. Parece bastante frustrante, não é mesmo?

Como pudemos ver, a aplicação da tecnologia no trabalho é um meio de otimizar a rotina empresarial, automatizar processos burocráticos e gerar mais produtividade. Os próprios colaboradores se sentirão bem mais motivados ao trabalhar em uma companhia que preza pela inovação e adota ferramentas adequadas para agilizar os serviços prestados — e, consequentemente, a entrega de produtos.

E aí, curtiu o post e tem algo a dizer sobre o assunto? Então, aproveite a visita e compartilhe, conosco e com os nossos leitores, os seus insights sobre o tema!

0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page