O uso de tecnologia tem se tornado cada vez mais massivo, trazendo impactos profundos para as pessoas e empresas. O Machine Learning tem se destacado bastante nesse cenário de transformação digital, sendo aplicado de inúmeras formas, tanto por companhias privadas como pelos governos.
Dito isso, saber o que é Machine Learning abre um leque de possibilidades a serem exploradas. Neste texto vamos falar sobre esse conceito, ressaltando sua importância, como essa tecnologia pode ser usada pelas empresas e, por fim, quais as suas expectativas futuras. Boa leitura!
O que é Machine Learning?
O Machine Learning, ou aprendizado de máquina, é uma sub área da Inteligência Artificial responsável pelo maior nível de autonomia das aplicações. Isso significa que o homem passa agora a intervir menos, visto que o ML adota algoritmos e métodos estatísticos para analisar e processar grandes massas de dados.
Com o passar do tempo ocorre o aprendizado com base nas entradas de dados, que podem ser de quatro tipos:
aprendizagem supervisionada: são dados de entrada que têm um certo nível de organização. Pode ser usado, por exemplo, na identificação de transações fraudulentas com cartão de crédito;
aprendizagem não supervisionada: diferente do primeiro, aqui os dados estão geralmente desestruturados, cabendo ao ML processá-los e estabelecer correlações entre eles;
aprendizagem semi-supervisionada: semelhante ao aprendizado supervisionado, tem como exemplo de aplicação os sistemas de reconhecimento facial;
aprendizagem de reforço: também conhecido por “tentativa e erro”, costuma ser aplicado na área de robótica.
Por que o Machine Learning é tão importante?
O Machine Learning pode proporcionar aos gestores a tomada de melhores decisões, com base em dados precisos e atualizados em tempo real. No âmbito dos processos de negócio, ele ajuda a aumentar a eficiência, por meio da automação de rotinas e uso de KPIs para monitoramento de performance das atividades do dia a dia na companhia. Esses e outros fatores elevam não só a competitividade do negócio, mas também o seu potencial de investimento e crescimento escalável.
Como essa tecnologia pode ser utilizada?
Dada a importância de usar o aprendizado de máquina nas empresas, entre as principais aplicações dessa tecnologia podemos citar:
coleta e análise de dados;
automação de processos;
reconhecimento por voz;
veículos autônomos;
chatbots de atendimento ao cliente;
segurança da informação e detecção de fraudes;
transportes e logística.
Quais as expectativas futuras do Machine Learning?
A tendência é que o uso do Machine Learning se torne ainda mais massivo, dando, portanto, maior poder de decisão à máquina. No entanto, existe a preocupação quanto a questões éticas, visto que ele pode ser aplicado, por exemplo, em soluções de cunho militar, de modo a fomentar cizânias entre países.
É crucial que as empresas estejam preparadas para adotar o ML, dado que a transformação digital tende a se acelerar. Essa maior velocidade forçará os negócios a entregarem diferenciais competitivos aos seus clientes, de modo a tornar alguns processos ultrapassados em pouco tempo.
Entendeu o que é Machine Learning? Como vimos, é uma sub área da Inteligência Artificial responsável por promover o aprendizado de máquina, de forma supervisionada, não supervisionada, semi supervisionada e por reforço. Empresas, clientes e governos passam a ser fortemente impactados por essa tecnologia, por acelerar a transformação digital e, por consequência, a democratização no acesso à informação.
Gostou do conteúdo e está disposto a usar o Machine Learning? Não saia do blog da 4biit.com sem antes conhecer nosso hotsite com todas as redes sociais!
Comments