top of page
  • Foto do escritorArnaldo Paes de Andrade

E-mail corporativo: como funciona e quais as vantagens para a empresa?

Toda empresa que se preze deve zelar pela sua marca, e nada melhor do que se apresentar aos clientes e parceiros de forma profissional. Um exemplo disso é a adoção do chamado e-mail corporativo.

Por meio dele, a empresa fortalece a sua marca no mercado e ainda demonstra a sua credibilidade. Neste post, mostraremos o que é o e-mail corporativo, seu funcionamento e seus muitos benefícios. Acompanhe conosco!

O que é o e-mail corporativo?

O e-mail corporativo é um serviço oferecido por empresas para que a contratante possa utilizar um nome de domínio. Desse modo, será possível ter uma identidade corporativa de usuário e se comunicar com outras pessoas de forma personalizada.

Esse serviço é diferente dos e-mails pessoais, que utilizam as marcas das empresas que fornecem esse serviço — como o Gmail e o Hotmail. Na opção corporativa, o seu negócio se apresenta com credenciais próprias.

A partir do momento em que a empresa contrata um serviço de e-mail corporativo, os colaboradores designados por ela passam a assinar suas mensagens como representantes diretos da organização.

Como funciona na prática?

Em primeiro lugar, a empresa que está interessada em obter um e-mail corporativo próprio deve procurar parceiros qualificados para que a implementação ocorra da maneira mais rápida e segura possível.

Assim, a empresa contratante não corre o risco de ter suas atividades paralisadas por conta de uma implementação demorada e pouco eficiente. O gestor também deve se certificar de que os parceiros estão acostumados ao ambiente corporativo — e não somente à criação de e-mail pessoal.

Com a implementação, a empresa terá um endereço personalizado para se comunicar com seus outros parceiros de negócios, fornecedores e, principalmente, com os seus clientes. Imaginemos, por exemplo, que a sua empresa tenha planos ambiciosos de expansão.

Contudo, o e-mail que é enviado para os clientes ainda tem como final “gmail.com” ou “hotmail.com”. Para a pessoa que recebe essas mensagens, a aparência que os destinatários transmitem não é a mais profissional do mundo, certo?

Assim, a empresa ainda terá uma aura de pouco profissionalismo que pode atrasar significativamente os seus planos de crescimento.

Quais são as vantagens para a empresa?

Agora que mostramos o conceito, chegou o momento de conhecer as vantagens específicas de ter um e-mail profissional na sua empresa.

Endereço personalizado

O primeiro efeito, e o mais visível deles, é a personalização das mensagens enviadas. Isso demonstra aos clientes e parceiros que o negócio tem uma cara própria e investe no profissionalismo nos contatos.

Além disso, um e-mail personalizado não corre o risco de parecer uma mensagem enviada de um computador pessoal — e que possa parecer um spam que será bloqueado pelo sistema do consumidor ou até mesmo deletado sem ser lido.

Esse tipo de coisa não ocorre com um e-mail corporativo, já que a identidade da empresa estará bem estampada. O destinatário saberá quem realmente enviou a mensagem ao receber um e-mail com do tipo “marcos@nomedaempresa.com.br”.

Confiança por parte dos clientes

Imagine que a sua empresa queira fazer uma promoção e enviá-la para determinados clientes em potencial. Ao utilizar um dos endereços gratuitos na internet, aquele endereço não terá nem mesmo a cara de um e-mail corporativo com boas notícias.

Assim, até mesmo pela apresentação prévia em um e-mail corporativo, ele também gera confiança e reconhecimento por parte das pessoas que abrirão a mensagem.

E, como mencionamos, serão menores as possibilidades de que o e-mail seja interpretado como um destinatário não reconhecido e acabe indo diretamente para a caixa de spam. Seria um golpe e tanto na sua estratégia de relacionamento e suporte.

Credibilidade

Ter um domínio próprio é uma marca de credibilidade e mostra que aquela empresa tem um posicionamento no mercado. Isso demonstra, aos destinatários, que o negócio é sério.

Como se não bastasse, ainda mostra que aquela empresa zela pela marca. Demonstra que o negócio é profissional e evita aquela imagem de uma companhia pouco organizada e que trabalha puramente no improviso.

Maior taxa de abertura

Você sabia que existe até mesmo uma métrica para a empresa avaliar se as suas mensagens estão sendo lidas pelos destinatários? É a chamada taxa de abertura de e-mails.

Algumas estratégias são utilizadas para elevar essa taxa, como a utilização de mensagens sucintas no campo “Assunto”, a utilização de logomarca para mostrar o profissionalismo da marca e avaliação dos melhores horários para enviar as mensagens.

Para complementar essas estratégias, um e-mail corporativo personalizado é ideal. Afinal, com a identificação imediata, serão maiores as chances de que ele seja realmente aberto e lido com atenção. Isso cria um vínculo direto com os clientes.

Foco nas tarefas profissionais

Muitas empresas deixam seus profissionais utilizarem e-mails pessoais para enviar mensagens relacionadas ao trabalho, mas isso é um erro. Afinal, aquele trabalhador acabará se distraindo com outros assuntos ao checar a sua caixa de entrada.

Quando sua empresa opta por um e-mail corporativo, os gestores terão a certeza de que apenas mensagens de cunho profissional serão trocadas. Isso é crucial para manter a concentração dos trabalhadores e performance elevada.

Bloqueio de ameaças e spams

Há uma equipe de alto nível por meio de toda implementação de serviço de e-mail corporativo. Por isso, escolher essa opção é uma maneira de se livrar de spams, mensagens maliciosas e tentativas de invasão da sua rede por meio de possíveis brechas em opções gratuitas.

Profissionalismo

Por fim, esse benefício resume tudo o que falamos até aqui. Ter um e-mail corporativo comprova o profissionalismo do seu negócio, que investe em uma forma totalmente personalizada de comunicação.

Significa, enfim, que a sua empresa se orgulha da sua reputação (já que o e-mail carrega o seu nome) e não tem medo de se dirigir aos clientes e parceiros com aquela nomenclatura.

Entendeu agora a importância do e-mail corporativo para a sua empresa? É uma maneira de se diferenciar da concorrência, apresentar a sua marca e ainda aumentar as chances de que os seus e-mails sejam lidos.

Gostou do artigo e quer continuar lendo sobre práticas para otimizar o seu gerenciamento de atividades? Então, aproveite a visita e conheça os 4 itens indispensáveis para uma boa gestão de projetos de TI!

2 visualizações0 comentário

Kommentare


bottom of page