top of page
  • Foto do escritorArnaldo Paes de Andrade

Entenda a importância da proteção de dados para as empresas

Com o crescimento vertiginoso do número de dados que as empresas produzem e coletam, aumentou consideravelmente a preocupação com a segurança digital.

O vazamento de dados corporativos, além de causar problemas financeiros e de credibilidade para as empresas, pode fazer com que a corporação tenha de arcar com sanções legais. Isso porque, com a LGPD — Lei Geral de Proteção de Dados —, as organizações passaram a ter uma responsabilidade maior ao lidar com dados de pessoas físicas.

A LGPD foi sancionada em 2018, pelo então presidente Michel Temer, e entrou em vigor em 2020 — as punições começaram a ser impostas em 2021. Essa lei tem como objetivo dar mais respaldo jurídico para as pessoas que têm seus dados coletados por organizações privadas e públicas.

A partir da LGPD, essas organizações só poderão captar e tratar dados se tiverem o consentimento dos titulares, caso contrário, poderão arcar com multas que podem chegar a R$ 50 milhões. Neste post, vamos entender por que a proteção de dados deve ser levada a sério nas empresas. Confira!

Garante a privacidade empresarial

Imagina que você trabalhou em um protótipo por anos e, nas vésperas do lançamento do produto, descobre que a concorrência fez o lançamento de um produto parecido, antes de você. Seria péssimo, não é mesmo?

Pois fique sabendo que existem hackers especializados em espionagem industrial à procura de oportunidade para roubar informações sigilosas como essas, que valem muito dinheiro. Nesse cenário, o investimento em segurança representa a proteção da propriedade intelectual da empresa que, se perdida, pode fazer com que você perca muita grana.

Contribui para a boa imagem da empresa

A proteção de dados também pode contribuir para a manutenção da reputação de uma empresa. Por exemplo, uma empresa de varejo, que também vende via e-commerce, é responsável pelos dados que circulam entre o navegador dos clientes e o servidor de hospedagem.

Estamos falando de um ambiente em que são trocados dados bancários e informações pessoais, ou seja, um vazamento, além de poder trazer prejuízos ao cliente, jogará a imagem da empresa no chão e espantará novos consumidores.

Otimiza a tomada de decisão

Os dados estão se tornando a fonte primária de insights para a tomada de decisão nas empresas, de todos os portes e segmentos. O volume de dados que é produzido e captado, aliado à utilização de uma boa ferramenta analítica, permite ao gestor acessar relatórios e fazer análise de indicadores que contribuirão para que a empresa otimize a gestão, aumentando a produtividade, a qualidade do produto e reduzindo custos.

Como vimos, a proteção de dados, em tempos de transformação digital, tem de ser uma prioridade para as empresas. Além de proteger um ativo cada vez mais valioso, a organização mantém a sua credibilidade e evita problemas com a lei por infringir uma legislação importante e específica como a LGPD. Nesse cenário, contar com boas soluções tecnológicas e uma boa gestão de TI é primordial.

Gostou do post? Então, siga a gente nas redes sociais e receba em primeira mão as nossas novidades. Estamos no Facebook, Instagram e Twitter.

0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page