top of page
  • Foto do escritorArnaldo Paes de Andrade

Fique por dentro das principais tendências de trabalho a distância

O trabalho remoto se tornou uma opção interessante para as empresas por vários motivos. Um deles está relacionado com a redução de custos com o escritório, que costumam ser elevados. Além disso, os profissionais podem escolher os horários em que costumam ser mais produtivos, o que implica em melhores resultados para a organização.

Ao longo deste texto, explicaremos a dinâmica do trabalho remoto e por que essa modalidade tem se popularizado tanto ultimamente. Além disso, falaremos sobre as principais tendências desse modelo, de modo que o negócio consiga se adaptar, reduzindo custos e elevando a produtividade de seus colaboradores.

Ficou interessado no tema? Então, continue a leitura do nosso artigo até o final!

Como funciona o trabalho remoto?

No trabalho remoto, em vez de atuar em um escritório, o colaborador passa a desempenhar as suas atividades em casa ou em outros lugares. Normalmente, utiliza-se uma ferramenta de gestão que organiza todas as tarefas que devem ser realizadas, bem como os prazos de entrega e o status em que elas se encontram.

No entanto, como será visto adiante, não basta um software de gestão, é preciso uma comunicação que seja capaz de transmitir aos profissionais as informações adicionais e os feedbacks sobre o trabalho remoto, por exemplo.

Como essa modalidade se popularizou com a pandemia?

A pandemia fez com que muitas empresas aderissem ao trabalho remoto. As restrições quanto ao número de pessoas em um espaço físico causou um aumento considerável na adoção desse modelo, principalmente porque as organizações precisavam se manter operacionais.

Em outras palavras, se não houvesse essa flexibilização na forma de trabalhar, a companhia correria o risco de não sobreviver a esse cenário de crise e incerteza.

Quais são as principais tendências do trabalho remoto?

Agora que você entendeu o funcionamento do trabalho remoto e como ele se popularizou com a pandemia, conheça as principais tendências dessa modalidade!

Comunicação digital

Além de gerenciar tarefas e prazos em um software de gestão, é fundamental investir em alguma ferramenta que permita a comunicação entre os colaboradores durante o expediente remoto.

Assim como acontece no trabalho presencial, em que os profissionais precisam se comunicar no dia a dia, deve-se adotar uma solução que permita essa troca de informações, evitando, portanto, que o colaborador se sinta sozinho e sem um norte definido para desempenhar as suas atividades.

Aplicativos para videoconferência

Da mesma forma que o trabalho remoto, as ferramentas de videoconferência se popularizaram bastante por causa da pandemia do novo coronavírus.

Em momentos específicos, é sempre importante reunir todos os colaboradores e fazer encontros, no intuito de discutir ideias, dar feedbacks e compartilhar as novidades relacionadas à companhia, por exemplo.

Anywhere Office

O Anywhere Office é um conceito que trata das várias modalidades de trabalho. Dessa forma, se o colaborador tiver pelo menos um notebook e uma boa conexão com a Internet, ele poderá desempenhar as suas tarefas em qualquer lugar.

As cinco principais modalidades do Anywhere Office são:

  1. Home office — ou trabalho em casa;

  2. Coworking — um lugar onde diferentes profissionais e empresas podem trabalhar, com uma boa conexão com a Internet;

  3. Escritórios sob medida — feitos de forma customizada, de modo a representar o ambiente interno da empresa;

  4. Escritórios tradicionais;

  5. Cafés ou bibliotecas.

O trabalho remoto se popularizou bastante nesse período de pandemia. Um dos benefícios desse modelo é a redução de custos com o escritório, bem com a maior flexibilidade, de modo que os colaboradores possam escolher os horários em que costumam render mais. Estar atento às tendências que foram apresentadas no texto também é de fundamental importância, pois torna essa prática ainda mais eficiente e produtiva.

Viu como o trabalho remoto pode ser benéfico para as empresas? Então, compartilhe este conteúdo nas redes sociais, para que os seus colegas também conheçam melhor esse modelo!

0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page