top of page
  • Foto do escritorArnaldo Paes de Andrade

Linux ou Windows: qual o melhor sistema operacional para o seu negócio?

Apesar de ser um sistema operacional mais recente que o Windows, o Linux pode ser bastante usado nas empresas. Inclusive, ele é conhecido pela questão da segurança maior, ajudando empresas a se livrar de certos sinistros envolvendo ataques cibernéticos, por exemplo. No entanto, o Windows é um concorrente bastante à altura, ajudando a empresa a melhorar o desempenho de suas atividades diárias.

A escolha do melhor sistema operacional é algo que impacta diretamente a produtividade dos colaboradores. Como se sabe, é preciso realizar diversas tarefas em que o SO atua diretamente, como a criação e compartilhamento de arquivos, documentos e pastas. Para saber se a sua empresa precisa de Windows ou Linux, continue a leitura até o final!

Em quais quesitos o Linux e o Windows se diferenciam?

Conceitualmente, ambos os sistemas se diferem bastante. Podemos iniciar o tópico dizendo que, enquanto o Windows é pago e proprietário de código fechado, o Linux é gratuito e de código aberto. Isso significa que existe uma ampla comunidade trabalhando em prol de melhorias contínuas no sistema operacional.

Interface

A interface do windows é conhecida por mudar somente quando o sistema operacional atualiza. Já o Linux, por possuir inúmeras distribuições, varia bastante, permitindo mais customizações.

Segurança

Um dos fatores que torna o Linux mais seguro é que o sistema tem poucos usuários, em comparação com o Windows. Todavia, ataques cibernéticos podem ocorrer em qualquer um dos ambientes, principalmente se os usuários costumam acessar páginas web configuradas por hackers

Compatibilidade

Se o usuário trabalha com um programa no Windows, haverá casos em que ele não encontrará um equivalente no Linux. Como cada sistema foi concebido de maneiras diferentes, é fácil entender porque existe essa diferença de compatibilidade.

Qual a relação entre o Windows e as soluções em nuvem?

Muito provavelmente, sua empresa já opera ou deseja operar na nuvem. É nesta questão que as diferenças entre os sistemas aumentam, de modo que o Windows passa a se destacar.

O Microsoft Azure e o Microsoft 365 são soluções na nuvem capazes de trazer muitos ganhos ao negócio. O primeiro é composto por recursos potentes de armazenamento e processamento, propiciando, entre outras coisas, inteligência de dados proveniente de análises e escalabilidade.

Já a segunda é uma solução completa de escritório, facilitando a colaboração e produtividade do time. Vale também destacar que ambas as aplicações prezam pela segurança dos dados, inclusive considerando a conformidade com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

A Microsoft conta com parceiros comerciais ao redor do mundo. A 4biit.com é uma delas, ajudando empresas a terem mais segurança de dados e eficiência em seus processos.

Windows ou Linux? Acreditamos que este texto tenha elucidado suas dúvidas. Como vimos, o primeiro possui soluções em nuvem capazes de atender às necessidades do negócio, trazendo agilidade, competitividade e alinhamento com a transformação digital. A segurança da informação é outro ponto que o Windows não deixa a desejar, minimizando o risco de ataques cibernéticos e outros sinistros.

Gostou do conteúdo? Aproveite a visita ao blog e compartilhe-o nas suas redes sociais!

6 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page