top of page
  • Foto do escritorArnaldo Paes de Andrade

O que é e como funciona o Microsoft Azure? Descubra neste guia rápido!

Na hora de buscar plataformas digitais para incrementar a infraestrutura tecnológica, nada melhor do que contar com as soluções oferecidas pelas empresas mais bem-sucedidas do mercado, não é mesmo? O Microsoft Azure é a plataforma líder da multinacional criada por Bill Gates.

Neste post, apresentaremos o conceito da ferramenta, explicaremos o seu funcionamento e utilidade e ainda falaremos das muitas vantagens da contratação da plataforma. Continue a leitura para entender melhor!

O que é o Microsoft Azure?

O Azure é uma plataforma de armazenamento e de execução de mídias que conta com vários serviços interligados de nuvem. Assim, o software combina computação, banco de dados, rede, web, serviços móveis, entre outros.

A plataforma surgiu como uma ferramenta voltada para os desenvolvedores de software e outros serviços que busquem agilidade, segurança e praticidade para os seus processos. Contudo, por se tratar de um sistema bastante versátil, passou a ser utilizada além da produção de tecnologia. Hoje, ela é aplicada até mesmo no mercado financeiro.

Com a popularização da computação em nuvem e a própria evolução das ferramentas, não demorou muito para que a própria Microsoft desenvolvesse um serviço desse tipo. Assim, o Azure foi lançado definitivamente em 2010 — e renomeado em 2014.

Podemos dizer que o Microsoft Azure é um serviço que concentra toda a plataforma de nuvem da empresa. Isso inclui desde a infraestrutura de cloud computing, dedicada à hospedagem de sistemas empresariais, até ferramentas e recursos próprios para gerar inteligência de negócios em diversos setores.

O interessante é que pode buscar uma empresa para aderir aos planos de assinatura. A partir daí, ele passa a contar com datacenters espalhados pelo mundo todo.

O acesso remoto aos arquivos é diretamente implementado por uma equipe especializada de TI, com possibilidade de escalabilidade — isto é, adquirir mais recursos de acordo com o crescimento do negócio.

Para que ele serve?

O Azure opera como um apoio tecnológico de alto nível aos negócios. Ele fornece a infraestrutura necessária para que os sistemas empresariais (computação, gestão financeira e armazenamento, por exemplo) possam funcionar, além das ferramentas necessárias para garantir mais produtividade.

Dentro de uma empresa, o Azure pode servir a diferentes objetivos. Ele pode ser utilizado para o desenvolvimento de aplicativos e soluções tecnológicas em geral, por exemplo. Além disso, ele pode ser aplicado tanto para os processos internos quanto para os produtos finais, repassados aos clientes.

Um dado muito interessante é que ele é útil até mesmo para empresas que não produzam tecnologia. Isso porque a infraestrutura oferecida para coleta e gerenciamento de dados ajuda na produção de insights valiosos, que podem gerar inteligência de negócio e estratégias mais precisas.

O Azure lida com ferramentas bastante utilizadas no mercado atualmente, como o Big Data e a mineração de dados. Como se não bastasse, o próprio sistema consegue tornar os setores mais produtivos.

Isso ocorre com a centralização da gestão das equipes, estabelecimento de ferramentas de controles de acesso e a integração com serviços como o Dropbox e Salesforce.

Quais são as suas vantagens?

Confira abaixo alguns dos vários benefícios de utilizar o Microsoft Azure.

Agilidade nos processos

Com o Azure, a sua empresa passa a contar com um sistema integrado e apoiado na tecnologia em nuvem. Isso faz com que os processos se tornem mais ágeis, assim como facilita a automação de atividades rotineiras do negócio.

Com essa capacidade de automação do Azure, os funcionários economizam tempo na execução das tarefas e ganham em produtividade.

Coleta de informações para novas estratégias

A automação de processos de coleta e análise de dados proporcionada pelo sistema facilita a extração de novos insights. Assim, os gestores poderão reformular estratégias de forma mais precisa e embasada. Com as informações recolhidas, a tomada de decisões se torna mais segura.

Segurança

Com o apoio de uma das empresas mais conhecidas e poderosas do mundo, o Azure é um sistema muito seguro e confiável. Além disso, a Microsoft ainda provê suporte ágil e eficiente.

Isso faz com que qualquer ameaça possa ser combatida no curto prazo. Dessa forma, a equipe interna de TI não vai precisar se preocupar com atualizações de hardware e com a instalação de novos patches de segurança, por exemplo, na hora de proteger arquivos valiosos.

Integração com diferentes sistemas

Uma das principais características de uma boa solução digital é a sua capacidade de integrar-se a outros programas e ferramentas. O Azure é capaz de suportar inúmeros sistemas operacionais, além do suporte a diferentes frameworks, programações e dispositivos.

Dessa maneira, não será preciso que um profissional da equipe de TI migre de uma tecnologia com a qual já esteja acostumado. Isso porque será possível implementar aplicativos rodados diretamente pelo Azure, sem a necessidade de adaptar toda a infraestrutura.

Como se não bastasse, o Azure não exige que o gestor tenha que escolher entre o data center a computação em nuvem. Ele adapta-se perfeitamente à infraestrutura já existente e diminui os gastos finais das aplicações.

Otimização da infraestrutura tecnológica como um todo

Já pensou se a sua empresa pudesse contar com a automação de diversas tarefas burocráticas relacionadas à TI interna? Além disso, seria ótimo se a coleta e tratamento de dados fosse otimizada, assim como o sistema de atualizações, não é mesmo?

Implementar o Azure é uma forma de otimizar a infraestrutura e ter uma TI mais estratégica. Tudo isso rende mais produtividade, transfere colaboradores de tarefas repetitivas para trabalhos mais desafiadores e traz inovação para o negócio.

Como a 4biit.com pode ajudar?

Para garantir que a sua nuvem funcione de forma otimizada, é essencial contar com profissionais certificados para a implementação do Azure em seu negócio. Assim, será possível criar estratégias para, por exemplo, autenticar o acesso ao computador de qualquer lugar e realizar o backup de arquivos de forma segura.

É importante destacar que a nuvem oferece a capacidade de salvar arquivos e documentos importantes diretamente na Internet, sem a necessidade de comprar pendrives ou HDs externos. Do mesmo modo, implementar um serviço como o Azure de forma pouco qualificada pode facilitar o acesso indesejado de hackers às suas informações confidenciais.

Para impedir que isso aconteça, a 4biit.com conta com profissionais de alto nível, que oferecerão todo o suporte necessário para inserir essa solução digital em sua empresa. Como pudemos ver no artigo, o Microsoft Azure conta com uma grande variedade de benefícios dedicados a incrementar a utilização de tecnologia no negócio.

Gostou do post e se interessou pela possibilidade de contratar o Azure? Então, aproveite a visita e entre em contato conosco para saber mais sobre como adquiri-lo!

0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page