top of page
  • Foto do escritorArnaldo Paes de Andrade

O que é nuvem híbrida e como se diferencia dos outros tipos?

A computação em nuvem passou por vários avanços nos últimos anos, permitindo que empresas dos mais variados segmentos ingressarem na transformação digital. Ao contrário da infraestrutura de servidores físicos, os custos de instalar e operar na cloud computing costumam ser menores, bem como existe um melhor aproveitamento dos recursos de armazenamento e processamento.

Neste artigo, explicaremos sobre o que é nuvem híbrida e faremos um comparativo desse modelo com a nuvem pública e privada. Falaremos também dos benefícios de adotar essa solução e o que considerar na hora de contratar o serviço. Continue a leitura até o final e veja como a nuvem híbrida pode trazer impactos ao seu negócio!

O que é nuvem híbrida e como funciona?

Uma nuvem híbrida é aquela que tem tanto as características de uma cloud privada quanto de uma cloud pública. Dessa forma, a empresa passa a obter um maior custo-benefício e segurança em seus dados mais sensíveis.

Para que se entenda melhor o funcionamento de uma nuvem híbrida, é importante considerar que uma organização tem dois tipos de informações: as que podem ser compartilhadas em nuvem pública e os dados mais sigilosos.

Serviços básicos são exemplos que podem se enquadrar no primeiro grupo, já as transações financeiras são consideradas dados que só podem estar em nuvens privadas.

Quais as diferenças entre a nuvem híbrida, privada e pública?

Dando continuidade ao que foi dito, nuvens públicas costumam ter um preço mais baixo. No entanto, a segurança não é a mesma de uma cloud privada, sendo que um dos motivos disso é que o serviço é compartilhado por mais de uma empresa.

A seguir, apresentamos algumas das principais vantagens de unir o baixo custo da nuvem pública com a segurança de uma nuvem privada em um modelo híbrido. Acompanhe!

Performance

Um sistema híbrido tem elevada disponibilidade, de modo que os usuários do serviço não passem por problemas como instabilidade ou queda no servidor. Outro ponto que merece destaque é a flexibilidade, de modo que os recursos são solicitados sob demanda, o que evita desperdícios e melhora a performance das aplicações hospedadas na nuvem.

Customização

Além de prover mais segurança, a parte privada de uma nuvem híbrida permite uma maior customização em relação à cloud pública. Isso é de grande importância, pois as empresas têm particularidades a serem atendidas, como o nível de acesso a alguns dados, de modo a evitar que eles se tornem alvo fácil dos crimes virtuais.

Tomada de decisões

A nuvem híbrida também provê suporte para o uso do Big Data, que permite reunir e processar grandes volumes de dados, de modo a transformá-los em informação útil para o negócio. Dessa forma, as tomadas de decisão passam a ser não só mais acertadas, mas também são feitas com grande rapidez, aumentando a competitividade da empresa.

Agora que você entendeu melhor o que é nuvem híbrida e quais impactos ela pode gerar ao seu negócio, é fundamental fazer um levantamento sobre todas as necessidades da empresa, analisando qual solução cloud é a mais adequada. Como vimos, o modelo híbrido permite, entre outras coisas, reduzir custos, otimizar o uso de recursos e aumentar a segurança de dados usados na companhia.

Gostou do artigo? Continue então em nosso blog para conferir o que é o armazenamento na nuvem e quais os seus benefícios!

0 visualização0 comentário

Comentários


bottom of page