A tecnologia está presente em empresas de diferentes segmentos e tamanhos. Afinal, basta entrar em qualquer ambiente corporativo para encontrar ao menos um computador conectado à internet. No entanto, nem sempre a infraestrutura presente oferece a capacidade de desempenho desejada pelos empreendedores.
Nesse sentido, a utilização de serviços mais potentes vem a calhar quando a empresa procura autonomia, desempenho e versatilidade. Uma das soluções que podem ser otimizadas é a hospedagem utilizada. Por isso, fizemos este post para explicarmos o que é servidor VPS, suas vantagens e meios práticos de uso. Boa leitura!
O que é servidor VPS?
Para entender melhor, é interessante começar pela definição da sigla — o nome completo é Virtual Private Server, ou Servidor Virtual Privado. O VPS é, portanto, um servidor dedicado dividido em diversas partes, cada uma delas atuando como uma unidade individual, o que possibilita a criação de espaços dedicados a cada usuário.
Desse modo, podemos dizer que se trata de uma única máquina capaz de atuar de forma mais versátil, com a possibilidade de rodar diversas aplicações web (como sites, softwares e outros). Além disso, o VPS disponibiliza espaços exclusivos para os seus usuários.
Esse tipo de servidor é uma opção barata e com bom custo-benefício para empresas que queiram mais recursos, como capacidade de memória e processamento. Além disso, é customizável e se adapta às necessidades do negócio.
O VPS se diferencia de outro tipo de servidor, Cloud, em algumas questões específicas. Ambos são dedicados, mas enquanto o VPS utiliza recursos de apenas uma máquina física, o segundo se baseia em diversas outras máquinas.
Quais são as suas vantagens?
Agora que conhecemos o conceito, falaremos dos principais benefícios.
Preço mais acessível
Um servidor VPS costuma ser mais barato que uma opção Cloud, por exemplo. Dessa forma, é possível encontrar planos mais acessíveis financeiramente, o que é importante para empresas de pequeno e médio porte.
Maior capacidade
Com a contratação de um VPS, a empresa passa a contar com um número maior de serviços dedicados. Isso se traduz em mais memória e espaço em disco para salvar os seus arquivos, por exemplo, além de um poder de processamento maior — o que confere mais agilidade às atividades do dia a dia.
Como se não bastasse, os dados de um site ou programa podem ser armazenados em unidades SSD, bem mais velozes que os discos rígidos tradicionais. É possível encontrar modelos até dez vezes mais rápidos que os HDs internos que acompanham os computadores de fábrica.
Liberdade de uso da máquina
O VPS oferece uma autonomia para quem quer modernizar a estrutura de tecnologia da empresa. Isso porque será possível configurar o servidor de acordo com as suas necessidades e preferências, além de executar as aplicações que deseja.
Para usuários mais avançados, é possível personalizar a DNS (nome de domínio), além da administração da própria hospedagem por meio do painel de controle.
Segurança e privacidade
Para empresas que tenham um site próprio, por exemplo, o VPS proporciona a possibilidade de hospedá-lo em um ambiente com múltiplas camadas de segurança. Isso inclui firewalls, proteções centralizadas DDoS e até mesmo um certificado SSL. Isso garante não só proteção, mas privacidade para o seu negócio.
Entendeu o que é servidor VPS? Com esse grande número de vantagens, que envolvem alto desempenho, versatilidade e até mesmo mais segurança para o seu site, fica mais fácil entender porque eles são tão populares. Caso você procure performance e personalização, é uma opção e tanto.
Gostou do artigo e tem algo a dizer sobre o tema? Então, deixe a sua opinião nos comentários!
Comments