top of page
  • Foto do escritorArnaldo Paes de Andrade

O que considerar ao escolher o sistema de gestão ideal para seu varejo?

A empresa que conta com um sistema de gestão consegue lidar melhor com os seus processos, de modo a maximizar a eficiência e a produtividade. No caso específico do varejo, sabe-se que existem muitas operações envolvidas, como emissão de notas fiscais e controle do estoque. Por isso, tornar o trabalho cada vez mais informatizado é crucial, pois ajuda a evitar erros e retrabalhos por parte dos colaboradores.

Como então escolher um sistema de gestão que consiga suprir as demandas do varejo? Quais os principais pontos a serem considerados para assegurar que o investimento trará o retorno esperado? É justamente isso que vamos responder ao longo do texto, por isso, continue a leitura até o final!

Como o sistema de gestão funciona?

Um sistema de gestão é responsável por organizar informações e automatizar rotinas em uma empresa. Outra função de grande importância está ligada ao controle financeiro e de notas fiscais, visto que ele registra todas as entradas e saídas do negócio, ajudando os gestores a terem uma administração mais efetiva do fluxo de caixa e impostos a serem recolhidos.

Porque é importante adotar esse tipo de solução?

Com base nas funcionalidades de um sistema de gestão, a empresa passa a ter um controle maior das suas operações. Com isso, algumas atividades podem agora ser delegadas à máquina, liberando o profissional para tarefas mais estratégicas e com alto valor agregado. Outros benefícios importantes incluem:

  1. agilidade em rotinas de atendimento ao cliente, elevando o nível de satisfação e fidelização do consumidor;

  2. redução de custos, visto que o aumento em eficiência implica em diminuição de erros, trazendo economia ao negócio;

  3. possibilidade de escalar o negócio ou abrir uma nova filial, dado que o negócio reduziu custos e conseguiu alocar recursos para novos investimentos.

Quais fatores devem ser considerados na hora de escolher um sistema de gestão?

Para obter os benefícios citados e vários outros, deve-se considerar uma série de fatores antes de contratar um sistema de gestão. Para conferir cada um deles, acompanhe as subseções a seguir!

Necessidade da empresa

Se a empresa apresenta muitos problemas recorrentes, cabe aos gestores fazer um levantamento e mapeamento de cada um deles. Esse deve ser o ponto de partida na hora de contratar um sistema de gestão, pois diante das muitas opções disponíveis no mercado, não fazer esse planejamento estratégico pode fazer o investimento não valer a pena ou o orçamento estourar lá na frente.

Caso o negócio tenha dificuldades em gerir o financeiro, por exemplo, a solução a ser contratada pode ser um ERP. Já se for a gestão de relacionamento com os clientes, um software CRM pode suprir essa necessidade. Ou ainda, se ela deseja mapear os processos e fluxos de negócios, um BPM passa a ser o sistema mais adequado.

Mobilidade

Uma tendência dos dias atuais é a adoção da computação em nuvem. Uma das facilidades de usá-la está na mobilidade do colaborador, visto que ele não precisa mais estar no escritório para poder acessar e editar arquivos. Portanto, na hora de contratar um sistema de gestão, é indispensável verificar se ele pode ser acessado tanto pelo computador como por dispositivos móveis.

Praticidade

Um bom sistema de gestão deve ter uma baixa curva de aprendizado. Isso significa que o colaborador precisa dominar rapidamente as funcionalidades da aplicação, de modo a obter o máximo de proveito da ferramenta. Além disso, o software deve ser o mais enxuto e simples possível, contendo apenas os módulos que correspondem às necessidades do negócio.

Possibilidade de integrações

Permitir integrações ajuda o negócio a otimizar os processos internos, de modo a promover a centralização de dados. Isso resolve um problema recorrente em algumas empresas que é a dificuldade de compartilhamento das informações entre os sistemas, principalmente pela incompatibilidade das linguagens de programação.

Dessa forma, os dados integrados no sistema dão aos gestores uma visão mais sistêmica do negócio. Na prática, os gargalos operacionais são identificados e corrigidos com maior agilidade, contribuindo também no aumento do diferencial competitivo da empresa. Portanto, é de grande importância que os dados de cada setor possam ser visualizados em uma única plataforma.

Escalabilidade

Mais importante do que trazer resultados de curto prazo é permitir o crescimento escalável do negócio. Nesse sentido, a solução contratada deve suportar a expansão das operações sem perder a sua performance. Caso isso não ocorra, a empresa terá que trocar de solução no meio do caminho, o que implica em custos adicionais e tempo para implantação de uma nova ferramenta.

Suporte

A empresa responsável pela implantação do sistema deve estar disponível para prestar suporte caso necessário. No início da operação, é comum que a equipe tenha dúvidas sobre o uso do software ou precise de orientações para adaptação com a nova ferramenta. Os SLAs, ou acordos de nível de serviço, devem ser negociados entre as partes e assegurar um suporte que seja ágil e eficiente durante toda a operação do sistema de gestão.

Implantação

A empresa precisa decidir se o sistema será implantado na máquina ou acessado na nuvem. Caso se opte pela primeira alternativa, é preciso saber quanto tempo levará para a implantação, bem como as adaptações necessárias em termos de hardware e infraestrutura de TI da companhia. Dependendo da circunstância, é preciso que a empresa contratada realize treinamentos aos colaboradores, bem como dê orientações de como se adaptar a essa nova ferramenta o mais rápido possível.

Quais os diferenciais das soluções 4biit.com?

A 4biit.com é uma empresa especializada em Anywhere Office, um modelo de trabalho que permite às empresas operarem de forma totalmente virtual. Realizamos também suporte na rede, de modo a promover segurança, disponibilidade e escalabilidade nas atividades em uma empresa. Proporcionamos maior produtividade aos colaboradores, ofertando produtos como:

  1. suporte de TI com registro e resolução eficiente de chamados via telefone, e-mail ou ticket;

  2. segurança da informação, englobando estações de trabalho e servidores da empresa, por meio do melhor antivírus do mercado;

  3. serviços de hospedagem na nuvem via Microsoft Azure, com rotinas de backup responsáveis por evitar ataques maliciosos, como os vírus.

Um sistema de gestão ajuda a empresa a lidar melhor com os seus processos e aumentar a eficiência do negócio. Em meio às muitas operações no varejo, contar com produtos complementares que prezam pela segurança da informação e suporte da rede são fundamentais. Salientamos que os produtos 4biit.com proporcionam transparência e efetividade a todas as demandas de TI, liberando os gestores para focar nas atividades mais estratégicas do negócio.

Está querendo saber mais sobre os impactos que as soluções 4biit.com podem proporcionar ao seu negócio? Entre em contato com nossos especialistas agora mesmo!

1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page