top of page
  • Foto do escritorArnaldo Paes de Andrade

O que considerar ao escolher uma empresa especialista em TI? Veja!

O setor de Tecnologia da Informação é, atualmente, um dos mais importantes e estratégicos das organizações. É por meio dele que se torna possível ter uma empresa digital, mais moderna, eficiente, com possibilidade de conseguir trabalhar de forma inteligente e produtiva.

Uma maneira de trazer isso de forma consistente é contratando uma empresa especialista em TI, conseguindo direcionar os seus esforços para outras questões relacionadas ao core business do negócio. Vamos mostrar, neste artigo, o que considerar na escolha de um negócio parceiro para essa área. Boa leitura e tire suas dúvidas.

O que é uma empresa especialista em TI?

Uma empresa especialista em TI tem por objetivo auxiliar seus clientes no dia a dia com serviços especializados na área, com soluções específicas e direcionadas que estejam ligadas a esse setor. Ela pode, por exemplo, realizar as seguintes funções:

  1. migração para cloud computing e realização do monitoramento desse serviço;

  2. aplicação de soluções específicas na área de TI e monitoramento do uso da ferramenta;

  3. adoção de soluções de Data Science e monitoramento;

  4. monitoramento de TI;

  5. implementação de soluções de segurança da informação;

  6. suporte terceirizado, entre outros.

Assim, caso a TI não seja o core business da sua empresa, você pode delegar essa função para quem realmente domina o tema e, assim, dedicar seus esforços para outras questões do negócio que sejam também relevantes.

O que considerar ao escolher uma empresa em TI?

Para que isso seja, de fato, eficiente, é fundamental saber escolher uma boa empresa de TI. Para isso, você deve ficar atento a questões importantes para essa escolha. Mostraremos as principais delas a seguir.

Alinhamento com as demandas da empresa

A empresa especialista em TI precisa estar devidamente alinhada com as demandas do seu negócio. Afinal, as necessidades nessa área de um negócio de e-commerce, por exemplo, são completamente diferentes de uma startup de inovação.

Por isso, os gestores dela devem buscar compreender quais são suas questões internas, necessidades, demandas, pontos fortes e fracos e oferecer soluções que possam, de fato, alavancar os seus resultados e tornar as atividades de TI realmente complementares ao core business da empresa.

Presteza no atendimento e suporte

Quando terceirizamos um setor, eventualmente precisaremos entrar em contato para solicitar algumas questões, tirar dúvidas ou resolver eventuais falhas e problemas que possam surgir. Portanto, a empresa necessita ter um setor de atendimento e suporte muito bem elaborado com um sistema de retaguarda que permita transparência dos serviços prestados.

Isso é fundamental para que você não fique na mão, por exemplo, quando um sistema instalado pela especialista em TI cai e seu negócio necessita dele para a realização das atividades, de forma a ter prejuízos pela interrupção.

Experiência de outros usuários

Como outros clientes lidaram com os serviços de TI da empresa especializada? Tiveram problemas? Passaram por algum tipo de situação que pudesse gerar prejuízos? Como ocorreu o feedback?

Isso é importante para que você avalie se, de fato, é vantajoso a contratação dessa empresa ou, caso tenha algum problema, se isso realmente representa um entrave ou é possível contornar. Isso auxiliará a tomar a sua decisão.

Capacitação da equipe

Os colaboradores responsáveis por realizar as atividades da empresa especialista de TI precisam dominar o que estão fazendo. Isso é fundamental para que as soluções sejam aplicadas de forma eficiente, utilizando os melhores protocolos do mercado.

Por exemplo, se uma das funções da terceirização é cuidar da segurança da informação do negócio, os responsáveis deverão dominar as principais técnicas, soluções e protocolos, observando o que há de mais moderno nas práticas dessa área. Afinal, os problemas de segurança se modificam todos os dias e, portanto, é fundamental que o profissional esteja atento para se atualizar constantemente e aplicar as melhores medidas de proteção.

Certificações

Um ponto importante para avaliação da capacitação das equipes é observar se os profissionais têm os principais certificados da área. As principais organizações de tecnologia do mercado (Microsoft, Amazon, HP, CISCO, entre outras) oferecem certificações para os profissionais que demonstrem domínio em determinados temas.

As provas de certificações têm alto nível de exigência, sendo organizada, muitas vezes, pelos próprios desenvolvedores das soluções e plataformas. Por isso, colaboradores que apresentem esses pontos em seus currículos podem demonstrar um maior domínio naquela área e, consequentemente, estender isso para as atividades no seu negócio.

Algumas das principais certificações do mercado atualmente são:

  1. Certificação ITIL;

  2. Microsoft Certified Professional;

  3. CCIE;

  4. AWS Certified Solutions Architect — Associate.

Medidas de segurança

De que forma a empresa terceirizada está protegendo os dados da sua organização? Mesmo que o foco não seja implementar soluções de cibersecurity, há a necessidade de protocolos de proteção, minimizando riscos de perdas de dados, intrusão e vazamentos.

Por exemplo, se eles atuam realizando a migração para cloud computing, é de extrema importância que se adote medidas nesse espaço que minimizem a possibilidade de hackers terem acesso aos seus dados — inclusive, evitando ferir os dispositivos da LGPD. E isso caberá à empresa especialista, que está responsável por essas questões.

Quais os diferenciais da 4biit.com?

Diante do que falamos, você pode avaliar como a 4biit.com é uma opção interessante para quem busca uma empresa especialista para contratar e tornar a sua TI mais estratégica e eficiente. Uma das principais missões da 4biit.com é tornar o seu negócio mais inteligente por meio de quatro pilares importantes:

  1. Suporte + Inteligente — equipes mais capacitadas para entregar o melhor serviço, com transparência e com humanização no atendimento;

  2. Segurança + Inteligente — adoção dos melhores protocolos e medidas de segurança para garantir a proteção dos seus dados. Além disso, trazemos o controle centralizado dos softwares e antivírus instalados em seu negócio;

  3. Escritório + Inteligente — adoção de soluções mais inteligentes para escritório. Um exemplo é a adoção do Office 365 e Microsoft Teams, que permite garantir mais interatividade, colaboração e produtividade no ambiente interno;

  4. Nuvem + Inteligente — é fundamental trazer o negócio para a realidade da cloud computing. Afinal, segundo o Gartner, uma autoridade na área de Tecnologia da Informação, será tão difícil encontrar empresas que não tenham feito essa migração quanto aquelas que ainda não trabalham com internet em suas atividades. Com isso, você poderá realizar atividades em qualquer lugar do mundo, ter um backup inteligente e uma rápida recuperação de dados, caso seja necessário.

Somos a melhor alternativa de empresa especialista em TI do mercado para você que deseja ter uma empresa moderna, eficiente e produtiva.

Entre em contato agora mesmo e conheça melhor nossas possibilidades e serviços.

0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page