top of page
  • Foto do escritorArnaldo Paes de Andrade

O que são Cloud Services e como escolher os serviços da sua empresa?

É fundamental que a sua empresa conte sempre com os serviços certos para as necessidades dela. Isso evita desperdícios e garante o melhor uso dos seus recursos. Então, vale a pena começar a trabalhar com cloud services.

O principal diferencial dos cloud services é que as operações são todas realizadas a partir de um servidor remoto. Isso livra a empresa de ter que manter uma infraestrutura local atualizada, podendo também contar com serviços que atendem exatamente às suas demandas.

Graças ao progresso tecnológico dos últimos anos, surgiram diversos tipos de cloud services. Hoje, é possível contar com soluções que escalam junto da sua empresa. Outro benefício é a possibilidade de pagar apenas pelo uso que você faz dessa estrutura.

Quais são os principais tipos de cloud services?

Quando falamos de cloud services, é importante reforçar que eles se dividem em três tipos principais. Essas classificações ajudam a delimitar as suas capacidades e enxergar como atendem as necessidades das empresas.

Confira abaixo as diferenças entre os principais tipos de cloud services.

SaaS (Software as a Service)

Uma solução tipo SaaS tem um propósito bem definido, que geralmente é um software de que a sua empresa precisa para realizar alguma atividade. O principal benefício é poder usufruir de uma solução que custaria muito caro se adquirida em licença perpétua.

Em vez disso, a empresa passa a “alugar” o acesso a tal software. Ele é executado a partir de um servidor remoto, tornando-se acessível até mesmo fora do escritório.

PaaS (Platform as a Service)

Ao contratar um PaaS, a sua empresa ganhará acesso a uma plataforma com fins específicos. O objetivo, então, é fazer uso das funcionalidades dessa solução para realizar as suas atividades.

O principal benefício de trabalhar com um serviço tipo PaaS é sempre acessar a versão mais atualizada e segura do software. Como tudo é executado a partir de um servidor remoto, também fica dispensada qualquer necessidade de manutenção.

IaaS (Infrastructure as a Service)

Trabalhar com um IaaS significa ter acesso a servidores remotos para aproveitar como extensão da infraestrutura da sua empresa. Fica a seu critério de quais formas utilizá-los, podendo realizar processamento remoto, armazenamento de dados e dimensioná-los conforme a demanda.

Optar por um IaaS é o caminho que oferece mais autonomia para a empresa. Então, é recomendado para quem tem objetivos bem específicos, mas não quer se comprometer com o investimento em infraestrutura local.

Quais cloud services escolher para a sua empresa?

Agora que você já sabe o que são cloud services, resta entender como implementá-los em sua empresa. Assim como deve ser feito ao contratar qualquer outro tipo de solução, você precisa avaliar quais são as necessidades da sua empresa e quais possibilidades melhores atendem o seu negócio.

Para tomar uma decisão certeira, é importante considerar os seguintes critérios:

  1. funcionalidades robustas que atendem às suas necessidades, contando com adicionais produtivos inovadores;

  2. backup instantâneo de dados, algo que garante que as suas informações estejam sempre gravadas e livres de perdas;

  3. acesso de qualquer lugar, ou seja, poder utilizar o seu cloud service de dentro e fora do escritório, usando um computador ou um dispositivo móvel;

  4. infraestrutura sofisticada de segurança, que utiliza os mecanismos mais recentes para proteger as informações da sua empresa.

O uso de cloud services é um passo significativo em direção à inovação nos negócios. É uma forma de contar com o melhor da tecnologia sem precisar se comprometer com altos gastos relacionados à infraestrutura e manutenção. Além disso, permite ampliar as possibilidades de negócios da sua empresa.

Quer aprender mais sobre as vantagens dos cloud services? Então, veja aqui no blog quais são os benefícios de migrar para a computação em nuvem.

0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page