top of page
  • Foto do escritorArnaldo Paes de Andrade

Outsourcing de TI: 7 benefícios dessa prática para o seu negócio

A tecnologia da informação se tornou crucial para as empresas de diferentes tamanhos e segmentos. Nesse sentido, o setor de TI deixou de ser — há muito tempo — um departamento responsável apenas por fazer a manutenção dos equipamentos e sistemas da companhia.

Com o passar do tempo o seu papel foi se tornando cada vez mais estratégico e integrado ao modelo de negócio, promovendo o melhor uso de dados e, consequentemente, a transformação digital da companhia.

Dado o contexto, o outsourcing de TI surge como uma excelente alternativa para as empresas obterem vantagens comparativas, de modo a atrair e reter mais clientes. Ao longo do texto, explicaremos esse conceito, falando sobre os tipos de outsourcing de TI e listaremos 7 benefícios para as empresas. Ficou interessado no tema? Continue a leitura até o final!

O que é outsourcing de TI?

O outsourcing é o processo de terceirizar parte ou toda a atividade de TI da empresa. Uma das razões para isso é que existem companhias que não têm a tecnologia como atividade-fim, sendo bastante vantajoso, portanto, delegar essas atividades para uma empresa externa.

Ela, por sua vez, conta com profissionais capacitados e capazes de resolver as demandas tecnológicas do negócio, que podem ser relacionadas, por exemplo, a equipamentos e infraestrutura.

Quais os tipos de outsourcing de TI?

Como será visto a seguir, o fator que difere os tipos de outsourcing é o lugar de onde o serviço contratado virá, que pode ser do mesmo país, de um país com semelhanças culturais e linguísticas e de outro com pouca ou nenhuma similaridade de idioma ou cultura.

Offshore

Existem países como a Índia que possuem um grande número de profissionais da área de TI. Logo, é vantajoso mesmo para países distantes como o Brasil contratar o serviço de uma empresa de lá. O outsourcing offshore é justamente isso, o de contar com uma mão de obra externa barata em um país com pouca semelhança linguística e cultural. Embora a comunicação não seja tão fácil, esse tipo de outsourcing pode ser vantajoso para as empresas.

Onshore

Se a empresa contratante deseja uma maior facilidade de comunicação, o outsourcing do tipo onshore pode ser a melhor opção. Isso porque o serviço contratado é do mesmo país, o que aumenta as chances de alinhamento com os objetivos de negócio, potencializando os resultados e elevando o custo-benefício da contratação.

Nearshore

O nearshore é um tipo de outsourcing de TI entre o offshore e o onshore. A empresa contratada é de um país com imobiliaridade linguística e cultural com a contratante, normalmente no mesmo continente. Uma das principais vantagens do nearshore é que os custos de contratação tendem a ser acessíveis, bem como a semelhança de fuso horário.

Quais os benefícios do outsourcing de TI?

Agora que você entendeu o que é outsourcing de TI e quais os seus tipos, chegou a hora de conhecer as 7 principais vantagens desse processo. Para isso, acompanhe as subseções a seguir!

1. Maior foco no negócio

O outsourcing de TI permite que os colaboradores da empresa contratante sejam mais produtivos, uma vez que eles passam a se dedicar melhor ao core business do negócio. Mais do que isso, a equipe ganha em eficiência e agilidade, aspectos que são fundamentais para que a companhia tenha um potencial maior para inovar e ser mais competitiva no mercado.

2. Garantia sobre os serviços prestados

A garantia dos serviços de outsourcing é feita por um mecanismo chamado SLA (Service Level Agreement), ou acordo de nível de serviço. Na prática, é definido no contrato tudo aquilo que a empresa terceirizada deve entregar ao seu cliente, o que é bastante vantajoso, principalmente porque, quando a companhia não lida com outsourcing, fica mais difícil saber se os serviços são devidamente entregues no âmbito interno da organização.

3. Gestão centralizada

Uma boa gestão dos departamentos da empresa é algo desejável, mas que pode ser difícil ser alcançado. A partir do momento em que se contrata o outsourcing da párea de TI, as dificuldades no controle das operações tendem a ser menores.

Outro ponto que merece destaque é que a empresa contratada passa a lidar com treinamentos de pessoal, o que ajuda a reduzir custos e facilitar a gestão do lado da contratante.

4. Maior performance

Quanto mais rápido e melhor a empresa atende o seu cliente, maiores as chances de fidelização e recomendação do negócio para outras pessoas.

Dito isso, o outsourcing de TI impacta diretamente a performance do negócio, de modo que os colaboradores possam trabalhar melhor as suas habilidades gerenciais e criativas, bem como facilitar o acesso deles às novas tendências do mercado.

5. Maior custo-benefício

De fato, um setor de TI com profissionais e equipamentos pode ter um custo proibitivo para algumas empresas. Não obstante, o retorno desse investimento pode ser aquém do esperado, o que diminui as margens de lucro do negócio.

Quando se opta pelo outsourcing de TI, os custos passam não só a ser menores, como o retorno tende a ser bem maior, permitindo até mesmo o crescimento escalável das operações da companhia.

6. Foco nos usuários

Quando os usuários têm domínio sobre alguma ferramenta ou solução, os seus resultados dentro da empresa tendem a ser melhores. Por meio do outsourcing de TI, é possível obter meios de otimizar o tempo de realização das tarefas e melhorar a produtividade.

Um exemplo disso é a automação de fluxos de trabalho, que permite, dentre outras coisas, o disparo automático de e-mails, que é quando é feito de forma manual, tende a tomar bastante tempo do colaborador.

7. Redução de falhas

A empresa contratada para o outsourcing de TI será capacitada para reduzir falhas que podem prejudicar a operação da contrastante. Isso pode ser dar por meio de monitoramento da rede corporativa, de modo a identificar potenciais ameaças. Menos falhas e erros implicam em custos menores, o que impacta diretamente as margens de lucro do negócio.

Se sua empresa pretende contratar um outsourcing de TI, é fundamental fazer um planejamento, de modo a serem definidos objetivos, metas e pontos em que o negócio precisa melhorar ou mudar. Dessa forma, a implementação e operação poderá trazer os benefícios citados ao longo do texto.

Nós da 4biit.com podemos fazer a transformação digital da sua empresa, por meio de produtos como suporte de TI, segurança da informação e serviços na nuvem. Realizamos também atendimento preventivo e monitoramento em tempo real, elevando, portanto, a proteção e segurança de dados corporativos.

Quer obter mais informações de como a 4biit.com pode te ajudar com o outsourcing de TI? Acesso o nosso site agora mesmo e veja como as nossas soluções podem impactar o seu negócio!

0 visualização0 comentário

댓글


bottom of page