top of page
  • Foto do escritorArnaldo Paes de Andrade

Por que investir no Azure para administração de redes corporativas?

Com as empresas imersas na transformação digital, o gerenciamento de redes vêm ganhando um papel fundamental. A boa gestão de redes, além de contribuir para a segurança, viabiliza a disponibilidade da infraestrutura, garantindo a boa produtividade da corporação.

Se há algumas décadas esse gerenciamento era feito de forma quase que “artesanal”, ou seja, sem grandes recursos, hoje, há uma série de plataformas que facilitam a criação, gestão e virtualização de redes, tornando o acesso a essas tecnologias muito mais democrático. Entre essas plataformas podemos destacar a Azure, o serviço de cloud computing da Microsoft. 

Neste post, vamos entender a importância da administração de redes e como o Azure pode contribuir para esse processo. Confira!

O que é administração de redes?

A administração de rede é a função executada por um profissional ou equipe que tem como foco a gestão de todos os softwares e hardwares que fazem parte da rede corporativa, garantindo o desempenho, disponibilidade, segurança, dos dispositivos e dos dados.

Não se trata de uma gestão dos equipamentos, em relação a rede, com seus endereços, protocolos e controle de acesso, mas de toda a infraestrutura de TI, nos quais se incluem o sistema de gestão, armazenamento em nuvem, redes corporativas, internet, e o que mais for necessário para garantir que a empresa alcance seus objetivos via transformação digital.

Para fazer uma boa gestão de redes o administrador, com o auxílio de uma boa ferramenta, deverá adotar algumas boas práticas, dentre as quais se destacam:

  1. mapeie os pontos críticos com a ajuda de métricas, indicadores e, se possível, conte com a ajuda da inteligência artificial;

  2. faça testes para identificar vulnerabilidade e possíveis comportamentos de instabilidades que podem levar a problemas de indisponibilidade;

  3. Caso não tenha uma equipe interna para dar conta desse gerenciamento, procure por especialistas.

Como o Azure pode contribuir para a administração de redes?

Uma das maneiras que o gestor tem de reduzir a sobrecarga operacional que a gestão de redes pode trazer é adotando uma ferramenta, como o Gerenciador de Rede Virtual do Azure. Com essa solução, será possível manter um serviço de gerenciamento centralizado de seus recursos de rede virtual. 

Com essa ferramenta será possível gerenciar de maneira mais simplificada a infraestrutura de rede virtual, além de facilitar o dimensionamento das cargas de trabalho que estão baseadas em cloud computing. Entre os recursos disponibilizados pelo Azure para a administração de redes, podemos destacar:

  1. facilita o gerenciamento de redes virtuais entre assinaturas;

  2. permite a aplicação de topologias a redes virtuais de forma automática;

  3. facilita a criação de gestão de regras de segurança de rede de forma escalar;

  4. contribui para a criação de regras administrativas que visam a criação de políticas de segurança do foco na organização para que haja melhores soluções de conflitos.

Quais as vantagens de investir no Azure?

Há no mercado uma série de soluções que contribuem para a administração de redes, com características diferentes e semelhantes entre si. Neste tópico vamos apresentar os diferenciais do Azure, que são:

  1. segurança e privacidade extras — as informações armazenadas no Azure contam com um reforço extra de proteção, que assegurem a integridade desse importante ativo das empresas;

  2. recuperação de desastres — com a ajuda do Azure Site Recovery são criadas cópias de segurança dos dados, que garante mais uma camada de proteção e a disponibilidade da infraestrutura de TI

  3. pague apenas pelo que utilizar — foi o tempo em que as empresas precisavam pagar por recursos ociosos, com a Azure você pagará apenas pelo que necessita, facilitando o planejamento e controle financeiro.

Esperamos que após a leitura deste post você tenha entendido a importância da boa administração de redes e como a utilização de uma solução em nuvem pode contribuir. Para ter acesso ao melhor do Azure de acordo com a demanda de sua empresa, é sempre importante contar com a ajuda de um parceiro especializado, como a 4Biit.

Quer saber como otimizar a administração de redes em sua empresa com o Azure? Entre em contato conosco e tire as suas dúvidas.

1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page