Quem empreende precisa lidar com diversos documentos, arquivos e dados ao longo da rotina de forma eficaz e segura. No entanto, infelizmente, ainda não são todos os gestores que já entendem a importância da cibersegurança.
Investir em segurança para proteger sistemas e informações não é mais recomendável apenas para as grandes organizações, mas também para todas as empresas de quaisquer portes e segmentos que desejam se prevenir de ameaças virtuais e manter a credibilidade da sua marca no mercado.
Durante a pandemia da Covid-19, em que muitos profissionais aderiram ao trabalho remoto, a fim de evitar o aumento do contágio do vírus, houve o aumento de 460% das tentativas de ataques hackers em empresas industrias, segundo uma pesquisa da TI Safe, entre março a junho de 2020. À medida que a conexão com as diversas mídias é ampliada, as ameaças virtuais também se tornam mais frequentes.
Prossiga na leitura deste artigo para descobrir a importância da cibersegurança na sua empresa e quais são as melhores práticas nesse sentido. Confira, a seguir, e aproveite!
O que é cibersegurança?
Basicamente, a cibersegurança se refere a um conjunto de práticas e medidas efetuadas com o auxílio da tecnologia para proteger sistemas, redes e dados contra ataques e ameaças online. Dessa forma, ao investir nesse tipo de proteção, a sua empresa corre menos riscos, tem mais eficácia em seus processos, reduz as preocupações e gera mais confiança para colaboradores, clientes e fornecedores.
Cibersegurança ou segurança da informação: qual é a diferença?
Por mais que os dois termos sejam semelhantes, o que confunde bastante as pessoas, os seus conceitos se diferem: enquanto a segurança da informação preza pela proteção de todos os dados da organização, a cibersegurança está mais relacionada às informações digitais da empresa.
Isso quer dizer que a cibersegurança ajuda a empresa a se prevenir de diversos riscos virtuais, como phishing (fraudes ou golpes eletrônicos), perda de dados dos clientes, sequestro de sistemas, vírus e outros danos.
Por que é importante pensar em cibersegurança na sua empresa?
Como já dissemos, a cibersegurança é uma ótima escolha para evitar ameaças e ataques virtuais, protegendo os dados do seu negócio. Confira alguns dos outros principais benefícios de efetuar essa prática:
preservar o patrimônio intelectual;
gerar competitividade no mercado;
ter mais credibilidade e segurança com os usuários;
melhorar o relacionamento com clientes e fornecedores;
garantir a integridade dos dados obtidos;
identificar antecipadamente as ameaças cibernéticas para se precaver;
disponibilizar os dados a qualquer hora para as pessoas autorizadas;
evitar prejuízos e dores de cabeça.
Segundo uma pesquisa da PwC, 57% das empresas participantes desejam aumentar os investimentos em cibersegurança em 2021, além de incluir a segurança cibernética e a privacidade em todas as tomadas de decisão de negócios.
Como implementar a cibersegurança na instituição?
Ter o auxílio de uma boa gestão de Tecnologia da Informação (TI) faz toda a diferença no momento de aplicar a cibersegurança nos processos da sua empresa.
Para garantir a segurança das informações digitais do seu negócio, além de ter a contribuição de especialistas, é importante gerenciar os acessos à rede, codificar os dados dos usuários por meio da criptografia, definir os objetivos a serem alcançados e manter a atualização dos sistemas sempre em dia.
E aí, já se preparou para alavancar os resultados da sua empresa com segurança e assertividade no meio digital? Esperamos que você tenha compreendido a importância da cibersegurança e como implementá-la utilizando as melhores medidas em seu negócio. Confira o nosso blog e entenda como utilizar a criptografia para se proteger ainda mais contra os ciberataques. Até logo!
Comments