top of page
  • Foto do escritorArnaldo Paes de Andrade

Qual o panorama da 5G no Brasil e os seus impactos? Descubra!

A implantação do 5G no Brasil, que está prevista para ser feita em 2021, já está em fase de testes por parte das principais operadoras de telefonia. No cenário atual, o 5G conta com a chamada tecnologia DSS, que consiste no compartilhamento dinâmico de espectros. Em outras palavras, ainda se está utilizando larguras de banda provenientes do 3G e do 4G.

Assim, a tendência é que no ano que vem ocorra o leilão do espectro responsável por comportar somente a tecnologia 5G. Conforme será visto a seguir, haverá uma enorme mudança na forma como os dispositivos serão conectados à Internet. Mais do que isso, o 5G contribuirá para o aumento do uso da computação em nuvem por parte das empresas.

Quer saber como a tecnologia 5G pode impactar os negócios aqui no Brasil? Continue a leitura do artigo até o final!

Menor latência

A latência diz respeito à capacidade de resposta de um dispositivo conectado à rede. Com o 5G, a tendência é que, ao fazer qualquer ação, o aparelho em questão responda em 1 ms, ou seja, a latência é dez vezes menor se comparada com o 4G. No mundo empresarial isso pode ser benéfico de diversas formas, otimizando processos e reduzindo o tempo para a execução das atividades.

Mais velocidade

Em comparação com o 4G, o 5G tem uma velocidade de transmissão de dados até 100 vezes maior. Isso significa na prática que os downloads de vídeos e filmes, por exemplo, podem ser feitos em questão de segundos.

Ampliação da cobertura

A tecnologia 5G permitirá que uma grande quantidade de dispositivos seja conectada ao mesmo tempo, sem que ocorra uma diminuição do desempenho. Uma consequência importante disso é o aumento do uso de Internet das Coisas, permitindo que as empresas tenham ganhos de eficiência e produtividade, por meio do aumento da conectividade.

Economia

Como falamos há pouco, a Internet das Coisas passa a ser bastante utilizada em virtude da tecnologia 4G. Um dos principais benefícios para os negócios é que o aumento de conectividade permite, por exemplo, que diversas operações sejam feitas remotamente.

Dessa forma, pode-se reduzir consideravelmente custos com mão-de-obra humana, que em muitos casos é passível de cometer erros que um sistema automatizado não costuma cometer. Além disso, a tecnologia 5G e a Internet das Coisas permitem as chamadas análises preditivas, identificando falhas no negócio de forma antecipada, o que facilita na tomada de ações corretivas de forma rápida e sem grandes custos.

A importância de se preparar para a tecnologia 5G no Brasil

A transformação digital é uma realidade quase inevitável — e, nesse cenário, o advento da tecnologia 5G é apenas mais um meio de potencializar a adoção de tecnologia pelas empresas. Portanto, deve-se ter em mente que a busca pela inovação é essencial para que o negócio se mantenha competitivo, atraindo e fidelizando um número maior de clientes.

A tecnologia 5G no Brasil está atualmente em fase de testes, utilizando os espectros de banda do 5G e do 4G, por meio do DSS. Como foi possível observar, ela impacta diretamente as empresas, reduzindo diversos custos e aumentando a conectividade, contribuindo para o uso em larga escala da Internet das Coisas.

Viu como a tecnologia 5G pode impactar o mundo empresarial? Para que outras pessoas vejam este conteúdo, não deixe de compartilhá-lo nas redes sociais!

1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page