top of page
  • Foto do escritorArnaldo Paes de Andrade

Saiba como montar uma infraestrutura de TI eficiente para PMEs

O setor de TI tem se tornado cada vez mais fundamental para as organizações, independentemente da área. Isso acabou ficando muito expressivo com a essa pandemia. Nesse momento, as organizações, diante da necessidade de trabalharem com atividades remotas, precisaram utilizar soluções e mecanismos de TI para garantir a sua sobrevivência.

Sua empresa está passando pelo processo de adotar estratégias nessa linha? Então é importante saber identificar como montar uma infraestrutura de TI para PMEs de modo eficiente, capaz de trazer os resultados esperados e alavancar o seu negócio no mercado.

É o caso da sua empresa? Então continue lendo, pois vamos abordar sobre o tema neste artigo. Boa leitura.

Analise as necessidades da empresa para definir a melhor solução de TI

O primeiro ponto a ser analisado diz respeito às necessidades da sua empresa em relação ao setor de TI: quais serão as funções desse setor em seu negócio? Quer ver um exemplo?

Se a estratégia, no momento, é priorizar o atendimento ao cliente, oferecendo um melhor suporte em relação ao serviço prestado pelo seu negócio, as necessidades da empresa poderão girar em torno de ter equipes bem treinadas, soluções omnichannel, coletas de dados sobre clientes e tratamento dessas informações, entre outros.

Já se o objetivo for priorizar, em um primeiro momento, uma gestão integrada por meio de um ERP, será preciso treinar as equipes para a adoção do sistema, implementar a solução em toda a organização e fazer a migração dos dados.

Assim, cada necessidade e objetivo levarão a soluções e estratégias diferentes, de forma que se torna necessário ter clareza sobre essas questões para definir as melhores estratégias para o seu negócio.

Defina um orçamento para a infraestrutura de TI

O quanto sua empresa pode arcar para criar a infraestrutura de TI? E quais são os gastos estimados para a adoção completa e eficiente de uma infraestrutura ideal?

Assim, em caso de dissonância entre os dois valores, os especialistas poderão definir quais são os pontos que podem ser adaptados e quais são prioridade e, portanto, precisam ser priorizados ao realizar o projeto de infraestrutura, tal como veremos ao longo deste artigo.

Defina um projeto de infraestrutura de TI

Orçamento e objetivos definidos, é hora de traçar um projeto de infraestrutura de TI para o seu negócio. São precisos alguns cuidados para evitar que ele extrapole seu orçamento ou, então, que adote questões que, na verdade, sejam supérfluas. Algumas dicas importantes para sua criação são:

  1. defina os equipamentos que precisarão ser adquiridos;

  2. considere o design de rede;

  3. avalie fornecedores de equipamentos de TI que trabalhem com itens de qualidade;

  4. avalie se é possível contar com um servidor virtual para as suas necessidades;

  5. defina um plano de recuperação de dados;

  6. considere o que é necessário para implementar a segurança da informação nesse contexto;

  7. pense em como será feita a migração para a nuvem;

  8. entenda a tecnologia como parceira do seu negócio;

  9. tenha um plano de mitigação de riscos e de contingência para saber como operar em caso de problemas;

  10. defina um cronograma para implementação do projeto;

  11. considere espaços para adoção de novas soluções em curto e médio prazos, caso seja necessário para a empresa.

  12. trace metas e objetivos para a adoção do projeto e defina métricas de avaliação periódicas, de forma a conseguir resolver pequenas pendências, caso seja necessário.

Liste os itens de hardware e software necessários

O que a sua empresa precisará adquirir para tornar o projeto de infraestrutura realidade? Quais são os itens de hardware e software que permitirão alcançar os objetivos traçados anteriormente?

Monte uma lista, mas lembre-se de considerar essas questões a médio e longo prazos. Isso porque demandas da sua empresa podem aumentar e, assim, o hardware não acompanhar essas necessidades. Por isso, não pense apenas no atual cenário, mas também para os próximos meses e anos.

Além disso, pense nas plataformas e soluções necessárias para o cumprimento dos objetivos estabelecidos. Avalie quais fornecedores propiciam, de fato, os softwares e soluções que estejam adequados com o seu negócio.

Por exemplo, soluções específicas para sua área terão adequações às normas e legislações vigentes do setor, permitindo minimizar erros e garantir mais autonomia para seu negócio. Muito bom, não é mesmo?

Planeje a estrutura de cabeamento

A rede interna tem um papel fundamental para a infraestrutura de TI. Sem isso, as soluções e hardwares podem não ter o funcionamento adequado em virtude da instabilidades de rede interna. É por meio dele que roteadores, impressoras, telefones, servidores físicos, entre outros dispositivos estarão conectados em uma rede interna, permitindo o funcionamento da organização.

Se o cabeamento é feito de forma inadequada, as consequências são severas: as máquinas começam a ter uma maior lentidão nas trocas comunicacionais, há falhas e indisponibilidades e torna a rotina do negócio mais complicada.

Por isso, é importante ter profissionais sérios e experientes para realizar esse planejamento de estrutura de cabeamento. Com isso, forma-se uma rede consistente, capaz de atender às expectativas e demandas da empresa como um todo.

Conte com o apoio de uma empresa especializada em TI

Sabemos que todo esse processo pode ser muito novo para os gestores que ainda não estão habituados com o ambiente de Tecnologia da Informação. Por isso, para minimizar erros e dúvidas, é fundamental ter ao seu lado empresas especializadas no tema.

Os consultores responsáveis observarão justamente os pontos que listamos acima, definindo um plano de implementação de infraestrutura de TI. Além disso, ela pode auxiliar no próprio processo de adoção, tornando-o mais facilitado e reduzindo o índice de erros, para garantir mais eficiência e facilitar o processo para seu negócio.

Afinal, falhas e erros nesse processo podem fazer com que você tenha prejuízos, ou as soluções não tenham os resultados esperados. Para isso, é importante contar com uma empresa especializada nesse tipo de auxílio para implementar uma infraestrutura de TI para PMEs.

A 4biit.com auxilia a tornar a sua empresa mais inteligente, permitindo que o processo de transformação digital seja feito para trazer uma experiência diferenciada para o seu negócio, com soluções seguras e inteligentes.

Tem interesse? Então entre em contato agora mesmo e veja como podemos ajudar!

0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page