top of page
  • Foto do escritorArnaldo Paes de Andrade

Saiba como ter uma Internet mais rápida e segura na empresa

Como ter uma Internet mais rápida e segura na empresa? Para trabalhar com eficiência todos os dias, uma conexão veloz à web e que não ofereça riscos às informações do negócio (como ataques man-in-the-middle ou contaminações por vírus) é essencial. Por isso, colocar em ação algumas das melhores práticas de mercado para a configuração da sua rede corporativa é fundamental.

No artigo de hoje, exploramos o que um negócio pode fazer para ter uma Internet mais rápida e segura e mostramos a importância de cada uma das ações citadas aqui. Pronto para aprender? Então vamos lá!

Faça o controle da velocidade e dos acessos

O primeiro passo para uma Internet rápida e segura é o controle de velocidade e acesso. Utilizando ferramentas de gerenciamento de rede, é possível otimizar como a sua empresa consome os gigabytes de Internet contratados a cada mês. Podemos classificar os tipos de uso feitos pelos membros da equipe para garantir que cada um tenha acesso suficiente à Internet para dar conta do próprio trabalho, mas não gaste banda com ferramentas não profissionais.

Bloquear o acesso a alguns sites que consomem muita Internet é uma das ações que ajudarão você a utilizar melhor o recurso. YouTube, Spotify, sites de download e redes sociais são alguns exemplos que não apenas minam a produtividade dos seus colaboradores, mas também pesam na conexão de Internet.

Segundo pesquisas, os brasileiros passam pelo menos 1h por dia nas redes sociais e é frequente que esse uso aconteça no trabalho. O prejuízo para a sua empresa pode ser grande e o controle de velocidade de acessos é uma boa ideia se quiser reduzir esse tempo e aumentar a produtividade.

Crie uma política de senhas eficiente

Como funciona a política de senhas da sua empresa hoje? Para aumentar a segurança dos acessos feitos às redes internas é preciso determinar uma política de senhas que seja compatível com o nível de sigilo de cada item armazenado nos seus servidores.

Arquivos e aplicações que só devem ser acessados pelo pessoal administrativo, por exemplo, devem ter senhas fortes, compostas de múltiplos caracteres em maiúscula e minúscula, além de letras e números. Essas são estratégias que vão impedir que terceiros ganhem acesso às suas redes e desviem informações.

A conexão com a web também precisa ser protegida. Alguns recursos de administração de sistemas permitem que mais de uma senha seja utilizada para o acesso, o que ajuda a monitorar quem consome quais tipos de dados e a melhorar o controle da velocidade.

Faça manutenção da infraestrutura

Para que a Internet da sua empresa funcione corretamente é preciso que não existam problemas de estrutura. A maneira como o cabeamento foi realizado e como os equipamentos (modens e roteadores) estão distribuídos pelo ambiente podem influenciar na qualidade de rede obtida por cada um dos dispositivos.

É necessário averiguar com frequência se não há algum defeito nos equipamentos para garantir que a sua Internet será rápida. Sempre que possível, procure soluções (como instalar a empresa em um edifício em que há cabeamento estruturado) para otimizar a qualidade da Internet.

Embora as redes WiFi disponham de mais capacidade de velocidade do que as conexões cabeadas, em geral a performance do cabo Ethernet é mais estável e segura no ambiente corporativo. Considere isso ao avaliar a sua infraestrutura.

Fique atento à política de dispositivos

Os funcionários da sua empresa podem trazer dispositivos para o trabalho? Alguns deles podem estar drenando a sua Internet e fazendo com que as redes fiquem lentas e vulneráveis.

Determine uma política para a entrada de dispositivos de terceiros, como telefones, tablets e notebooks, a fim de controlar os acessos feitos por eles. Um dispositivo infectado é suficiente para tornar a sua rede mais vulnerável, assim como um aparelho que passa o dia todo fazendo download sem ser monitorado colabora para reduzir a velocidade da Internet. É preciso que os administradores de sistemas fiquem atentos para coibir esses problemas.

Existem muitas estratégias para garantir que a Internet corporativa será veloz e funcionará para todos. Experimente as técnicas que mencionamos aqui para melhorar o uso das redes na sua empresa e, se problemas de lentidão persistirem, considere consultar uma empresa especializada no assunto. Ela poderá ajudá-lo a identificar o que está fazendo a sua Internet ser mais devagar.

Gostou de entender como ter uma Internet mais rápida e segura na sua empresa? Siga a 4biit e não perca as atualizações do nosso blog. Temos perfis no Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn!

0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page