top of page
  • Foto do escritorArnaldo Paes de Andrade

Saiba o que significa infraestrutura de rede e a sua importância

A infraestrutura de rede é a espinha dorsal de um negócio saudável. Todas as atividades de uma empresa, da administração à produtividade dos funcionários e à satisfação do cliente, dependem da rede.

Sem comunicação com os clientes, não há público; sem acesso ao inventário, ao registros de clientes e às funções de pedidos, você não consegue mantê-los satisfeitos. Assim, uma infraestrutura de rede confiável é a diferença entre um negócio bem-sucedido e lucrativo, para um que patina perante a concorrência.

Isso porque ela conecta os dispositivos usando um ponto de acesso, mas também é o hardware e o software que permitem a conectividade, a comunicação, as operações e o gerenciamento de uma rede, fornecendo o caminho de comunicação e serviços entre usuários, processos, aplicativos, intranet e internet.

Neste post, vamos entender o que é uma boa infraestrutura de rede e os benefícios de contar com uma. Continue a leitura e confira!

O que é uma infraestrutura de rede?

Uma infraestrutura de rede é o conjunto de todos os recursos que possibilitam conectividade, gerenciamento, operações de negócios e comunicação de rede. Ela é composta por hardware e software, assim como sistemas e dispositivos, e permite a comunicação entre usuários, serviços, aplicativos e processos. 

Qualquer sistema envolvido na rede — de servidores a roteadores sem fio — se unem para compor a infraestrutura de um sistema. A partir dela, é possível otimizar a comunicação e tornar o serviço mais eficaz entre usuários, aplicativos, serviços, dispositivos e assim por diante.

Quais são os benefícios da infraestrutura de rede?

Para que você entenda o funcionamento de uma boa infraestrutura de rede, é preciso compreender o que ela precisa entregar para ser eficiente.

Veja, a seguir, os benefícios que você pode esperar de uma boa infraestrutura de rede.

Maior eficiência 

Quando a empresa trabalha a partir de uma infraestrutura de rede sólida, minimiza-se o tempo de inatividade e garante-se que a produtividade permaneça o mais consistente possível.

Escalabilidade 

Uma infraestrutura de rede confiável possibilita o crescimento de seus negócios, sem ter que redesenhar a sua rede a cada aumento de demanda. Além de contribuir para a redução de custos, isso acelera a resposta às demandas do mercado.

Melhor custo-benefício

Com uma infraestrutura bem planejada e gerenciada, as despesas de administração de sua rede serão consistentes — e você experimentará menos distúrbios que poderiam afetar os seus resultados.

Otimização da segurança 

Os serviços de rede bem estruturados e gerenciados oferecem segurança e proteção intensa contra possíveis problemas como spam, malware e vírus, além de manter os seus dados seguros e protegidos.

Integração e acessibilidade

A infraestrutura de rede permite que os seus funcionários estejam conectados à sua rede, independentemente da localização. Além disso, ela facilita a integração entre equipes, permitindo que elas trabalhem sempre com a mesma qualidade.

Como vimos, a estruturação e gestão de uma boa infraestrutura de rede pode trazer uma série de benefícios para as empresas, especialmente em relação à produtividade e à segurança.

Se a sua empresa não conta com um equipe interna para projetar e gerir essa infraestrutura, a solução é contar com uma parceria especializada, como a 4biit. Estamos prontos para oferecer as melhores soluções para contribuir para o crescimento de sua empresa perante a transformação digital. 

Gostou do post? Então, ajude-nos a divulgá-lo, compartilhando-o em suas redes sociais!

0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page