top of page
  • Foto do escritorArnaldo Paes de Andrade

Tecnologia e produtividade: como ambas caminham juntas?

Quando andam juntas, tecnologia e produtividade podem trazer uma série de benefícios para as organizações. Afinal, vivemos em um período acelerado, no qual é preciso estar constantemente atento ao máximo de eficiência e realizar um trabalho ágil e de qualidade para o seu público, seja na elaboração de produtos, seja na prestação de serviços.

Para isso, é fundamental analisar como ocorre essa relação entre esses dois elementos e identificar qual a melhor forma para implementar a tecnologia em seu negócio e obter os resultados esperados. Vamos mostrar os principais pontos sobre esse tema a seguir. Boa leitura!

Como tecnologia e produtividade andam juntas?

As novas tecnologias são aliadas importantes para a produtividade de modo geral. Com a transformação digital, soluções e modos de fazer passaram a ser criados para auxiliar as organizações no dia a dia. Veja alguns deles:

  1. Big Data;

  2. Machine Learning;

  3. Digitalização de documentos;

  4. Automação de processos;

  5. Uso de chatbot, entre outros.

Às vezes, a adoção de uma tecnologia em si pode não ser tão significativa para a produtividade, mas ela introduz uma lógica que será útil para gerar um ambiente favorável para esse fim. Com isso, seu negócio é inserido em uma nova era de produtividade, eficiência e inovação constantes.

Como a tecnologia auxilia na produtividade?

Como é possível que tecnologia auxilie a produtividade, de modo a gerar resultados positivos? É o que vamos mostrar, a seguir.

Diminui as chances de erros e falhas

Um dos principais pontos nos quais a tecnologia auxilia na produtividade diz respeito à redução de falhas e erros. Por meio de soluções específicas, é possível reduzir a ocorrência de problemas em suas atividades cotidianas e, consequentemente, diminuir os custos envolvidos com as tarefas.

Por exemplo, por meio da automação, é possível gerar preenchimentos automáticos de informações financeiras da sua empresa, evitando que falhas humanas nos processos possam levar a prejuízos severos.

Nesse cenário, a inserção de um número errado nos dados de contas correntes para transferências pode fazer com que os valores sejam enviados para a conta de terceiros.

A resolução da questão pode ser demorada, trabalhosa e custosa — algo que não aconteceria se os dados fossem importados do cadastro de forma automatizada e a transação fosse feita pelo sistema criado para esse fim.

Torna a gestão mais assertiva

A tecnologia permite, também, fazer com que a sua empresa passe a ter uma gestão orientada a dados. Isso significa que as principais decisões do negócio passarão a ser feitas com base nas informações que você coletar, por meio das tecnologias para esse fim e das análises realizadas por sistemas automatizados.

As ferramentas permitem, por exemplo, que você tenha sempre relatórios atualizados em mãos, de forma a identificar a atual conjuntura do negócio e como está ocorrendo a curva de evolução daquela métrica. Com isso, é possível observar padrões, identificar potenciais oportunidades e crises, e saber como agir em cada uma das situações.

Aumenta a segurança das informações

Dados são os ativos mais importantes das organizações nos tempos atuais. Portanto, é fundamental que a sua empresa saiba como protegê-los.

Isso se torna ainda mais importante com a entrada em vigor da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), pois as empresas passarão a ter maior responsabilidade sobre o que coletam e armazenam internamente, sob risco de sanções.

As tecnologias existentes auxiliam não só na captura e no armazenamento de dados, mas também em sua proteção. Diversos protocolos e ferramentas, como a criptografia, podem ser utilizados para esse fim, de forma a garantir que esses ativos estarão distantes de cibercriminosos.

Além disso, a segurança das informações pode atuar contra a possibilidade de perda de dados importantes do negócio. Por exemplo, ao adotar processos de digitalização de documentos, permite-se o backup em nuvem de contratos e arquivos, entre outros ativos, que podem ser resgatados a qualquer momento, estando menos sujeitos a desastres que possam danificar os dispositivos físicos nos quais eles estejam armazenados.

Como implementar as tecnologias corretas para aumentar a produtividade?

Diante do que falamos, é possível compreender a importância da adoção da transformação digital em sua empresa. Mas, para que ela seja efetiva, é fundamental saber os principais passos para implementar as tecnologias necessárias para aumentar a produtividade no seu negócio. Vamos mostrar os principais pontos, a seguir.

Observe quais são as demandas do seu negócio

Não é toda tendência tecnológica que funcionará de forma adequada em sua empresa. Por isso, é fundamental observar como ocorrem os processos internos e quais são os pontos que merecem maior atenção para garantir os melhores resultados.

Algumas soluções podem ser altamente vantajosas em todos os cenários. É o caso, por exemplo, de sistemas ERP (Enterprise Resource Planning), que permitem a integração de informações de diversos setores em um mesmo local, facilitando o fluxo de dados nesses ambientes.

Avalie o que é prioridade de implementação

O processo de transformação digital exige investimento financeiro e tempo. Por isso, em um primeiro momento, é fundamental estabelecer o que é prioridade de implementação. Para isso, observe quais são os gargalos atuais existentes e que estão implicando em prejuízos e problemas para a sua empresa.

Com isso, você saberá quais são as soluções que devem ser adotadas com prioridade e poderá realizar um planejamento estratégico de adoção da transformação digital no negócio, tornando o processo mais eficiente.

Treine seus colaboradores para esse fim

Seus colaboradores precisam ser treinados para que saibam como agir diante do uso de novas ferramentas. Além disso, ao implementar soluções tecnológicas, sua empresa estará entrando em uma nova cultura, portanto, as qualificações e cursos devem preparar a todos para isso, além das questões técnicas.

Escolha a empresa correta para a implementação das tecnologias

Outro ponto fundamental é ter uma empresa de qualidade, comprometida e eficiente, para a criação e implementação de soluções e ferramentas em seu negócio. Ela saberá como adequar os processos e realizar a transição de forma eficiente, sem perdas de produtividade e de informações.

Como vimos, a união de tecnologia e produtividade é fundamental para fazer com que a sua empresa evolua no mercado e desponte na frente dos concorrentes. Por isso, não deixe de considerar essas questões e faça um planejamento adequado de adoção.

Agora que você já sabe como melhorar a produtividade no seu negócio, aproveite para conhecer outros benefícios de adotar a tecnologia no trabalho e tire as suas dúvidas sobre o assunto.

1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page