top of page
  • Foto do escritorArnaldo Paes de Andrade

TI nas empresas: 5 erros comuns que você precisa evitar

O setor de TI nas empresas impacta diretamente a competitividade do negócio e o seu nível de alinhamento com a transformação digital. Muito mais do que resolver chamados, a equipe é responsável pelo alcance de objetivos do negócio, estando, portanto, constantemente ligada ao planejamento estratégico.

Dito isso, é desejável minimizar os erros de TI nas empresas e obter a máxima performance das tecnologias e profissionais envolvidos. Nos tópicos seguintes vamos mostrar os cinco principais pontos que merecem ser considerados na hora de melhorar continuamente a TI do negócio, de modo a se obter os objetivos planejados. Confira!

1. Posicionamento incorreto dos roteadores

Às vezes a Internet dentro da empresa é lenta por conta do posicionamento inadequado dos roteadores. Para resolver esse problema, uma boa prática é colocá-lo aproximadamente a 1,80 metros do chão e em locais amplos, evitando, por exemplo, paredes espessas ou ambientes que tenham estrutura metálica.

2. Falta de instrução aos colaboradores

Criminosos da Internet costumam agir conforme as pessoas são inadvertidas. Nesse sentido, os profissionais devem ser instruídos quanto ao recebimento de e-mails suspeitos, pois este é um dos principais meios de disseminação do chamado phishing. Trata-se de um meio capaz de invadir um sistema empresarial e roubar ou bloquear o acesso a dados.

3. Falta de atenção às atualizações

Sempre que o sistema operacional ou qualquer outro software na empresa tiver uma notificação de atualização, isso não deve ser adiado. É comum haver os chamados patches de segurança nessas atualizações, visto que, se não forem instalados, colocarão em risco a integridade dos dados armazenados neles.

4. Falta de cuidados com as senhas

Independentemente se for o e-mail pessoal ou o login no ERP da empresa, é crucial adotar senhas fortes. Esse simples cuidado pode reduzir bastante as chances de um cibercriminoso lograr êxito nas suas tentativas de interceptar os dados de uma empresa. Também é importante trocar as senhas com periodicidade, que pode ser entre três e seis meses.

5. Ausência de backup diário

Guardar em um local seguro tudo aquilo produzido pela empresa no dia é algo que não deve ser negligenciado. Fazer backups é uma boa prática que mostra o quão a equipe de TI é proativa na hora de se antecipar a sinistros que podem fazer com que todas essas informações sejam perdidas.

Dependendo das necessidades da empresa, pode ser importante pensar na possibilidade de adotar a computação em nuvem. Além de possuir recursos de backup automático, o nível de segurança tende a ser bastante satisfatório, não só por conta da criptografia de dados, mas também porque o gerenciamento estará nas mãos de uma empresa especializada.

O que pode ser feito para evitar esses erros de TI nas empresas?

Evitar erros costuma ser mais barato do que resolvê-los. Com base nisso, algumas práticas que podem ser adotadas são:

  1. estar atento às demandas e feedbacks da equipe de TI;

  2. definir metodologias para o gerenciamento de TI;

  3. fazer a gestão de riscos de TI da empresa.

Os erros de TI nas empresas, além de colocar em risco a integridade dos dados, podem prejudicar a competitividade do negócio. Por isso, entender a TI como um setor de relevante papel estratégico na organização é tão importante, visto que ele impacta diretamente o alcance das metas e objetivos traçados no planejamento estratégico.

Viu a importância de lidar com os erros de TI nas empresas e evitar que sejam recorrentes? Continue em nosso blog e veja os 7 benefícios do outsourcing de TI para o seu negócio!

0 visualização0 comentário

ความคิดเห็น


bottom of page