top of page
  • Foto do escritorArnaldo Paes de Andrade

Transformação digital nas empresas: como usá-la para destacar o negócio?

A transformação digital nas empresas é uma necessidade cada vez maior. Isso porque o mercado e os hábitos de consumo das pessoas tendem a mudar rapidamente, exigindo o devido preparo por parte das organizações.

O uso da tecnologia, bem como a capacitação dos profissionais, são apenas alguns elementos que fazem parte dessa nova dinâmica corporativa. Nesse sentido, é preciso que as empresas entendam os impactos que a transformação digital traz aos negócios.

Afinal, uma implantação bem-sucedida, ainda que implique em custos elevados no início, tende a gerar diversos ganhos, que serão úteis, entre outras coisas, no crescimento sustentável da companhia e na consolidação da marca dentro de um mercado tão competitivo.

Para saber o que é, como funciona, quais são os benefícios e como implantar a transformação digital na sua empresa, continue a leitura do nosso artigo até o final!

O que é e como funciona a transformação digital nas empresas?

Chamamos de transformação digital o processo que as empresas se submetem para aprimorar novas tecnologias e soluções alinhadas com o mercado e as necessidades dos consumidores.

No entanto, vale salientar que essa transformação também inclui uma mudança de mentalidade corporativa, bem como a consciência por parte do colaborador acerca da sua função e importância no negócio, de modo que ele busque a devida capacitação para manusear essas ferramentas e ser cada vez mais produtivo.

Quais são os benefícios da transformação digital nas empresas?

Não é raro as empresas terem problemas de gestão ou processos ineficientes, por exemplo. Nesse sentido, a transformação digital busca atacar esses entraves ao crescimento do negócio, aumentando a eficiência e reduzindo os custos corporativos.

Também podemos citar como benefício o ganho de tempo que os colaboradores obtêm, visto que várias atividades repetitivas e burocráticas passam a ser delegadas a um software.

Dessa forma, o foco no core business do negócio passa a ser maior, contribuindo, portanto, na melhoria de aspectos como a satisfação do consumidor e a relação com os fornecedores.

O que fazer para implantar a transformação digital nas empresas?

Mesmo que a companhia tenha dinheiro em caixa suficiente para iniciar a transformação digital, é preciso estar ciente sobre todas as mudanças e adaptações que devem ocorrer.

Em outras palavras, existem procedimentos a serem realizados, de modo que a empresa, de fato, seja impactada da forma que deseja pela transformação digital. Dentre as principais etapas, podemos citar:

  1. repensar o negócio: a transformação digital exige um minucioso planejamento estratégico, com clareza de objetivos, para que os resultados sejam conforme o esperado;

  2. apostar em uma mudança cultural: a nova cultura dentro da empresa deve ser orientada a dados, visto que eles se tornaram um ativo valioso para as organizações;

  3. centralizar os dados de todos os departamentos em uma única plataforma, de modo a facilitar a visão integral do negócio por parte do gestor;

  4. usar uma ferramenta capaz de fornecer dados confiáveis e precisos sobre a performance da empresa, o mercado e os consumidores;

  5. engajar toda a equipe em torno de um único objetivo, transmitindo com clareza a função e a importância de cada um deles dentro da companhia;

  6. procurar as melhores soluções no mercado, capazes de atender de forma específica às demandas do negócio.

A transformação digital nas empresas é uma necessidade e uma realidade em diversos setores. A adoção de tecnologias, somada com a mudança na cultura organizacional, o engajamento e a capacitação dos colaboradores, faz com que a companhia melhore bastante os seus processos de gestão, bem como outras áreas do negócio.

Agora que você entendeu como a transformação digital impacta as empresas, compartilhe este conteúdo com os seus colegas nas redes sociais!

2 visualizações0 comentário

Commenti


bottom of page